O Dia

FHC se posiciona contra ‘lista fechada’

Ex-presidente sente‘ cheiro de impunidade’

- São Paulo

Em vídeo postado nas redes sociais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) surpreende­u, se posicionan­do contra a corrente que se fortalece no Congresso e criticou a tentativa de aprovar a proposta de 'lista fechada' para as eleições de deputados. A manobra é vista como uma tentativa de favorecer a continuida­de dos atuais parlamenta­res, que teriam prioridade na formação das listas. Os eleitores só poderiam votar nessa lista e não nos candidatos.

FHC admitiu que tanto as legendas quanto os políticos estão "mal das pernas". Para o tucano, aprovar a lista fechada agora pode "cheirar a impunidade". Com isso, o ex-presidente se alinha às vozes que afirmam que a mudança planejada pelos parlamenta­res tem por objetivo manter o foro privilegia­do para os atuais deputados. “A preocupaçã­o não é com o eleitor, é com a própria sobrevivên­cia. O importante é tentar, de alguma forma, se livrar de sofrer alguma pena”, disse o cientista político Malco Camargos sobre a proposta.

“O povo nem sabe os nomes dos partidos. (...) Essa é uma lei que tem o objetivo de evitar que a Lava Jato vá adiante, não pode”, disse FHC, que também falou sobre Caixa 2: “Também é crime, mas é outro tipo de crime, está no Código Penal. Deixa que a Justiça separe o que é caixa 2, o que é crime de corrupção”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil