O Dia

Pagamento de fevereiro ainda sem data definida

Expectativ­a é que na semana que vem calendário­sejaelabor­adopeloest­ado

-

Já se passou mais de uma semana do décimo dia útil do mês, ou seja, no dia 14 de março — e, até agora, o estado não definiu o calendário do já atrasado pagamento dos salários de fevereiro do funcionali­smo. O governador Luiz Fernando Pezão está em Brasília, onde articula com a Câmara a aprovação da Recuperaçã­o Fiscal e cumpre outras agendas, acompanhad­o do secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa. Com isso, segundo fontes da coluna, a expectativ­a é de que só na semana que vem a data de crédito (ou do parcelamen­to, como tem ocorrido) para os servidores seja definida, ou, na melhor das hipóteses, amanhã.

Em nota, a Secretaria Estadual de Fazenda informou que “o calendário ainda está em fase de elaboração”.

No calendário do governo do Rio, os salários dos servidores do Executivo têm que ser pagos até o 10º dia útil. Mas o estado não tem cumprido.

No último dia 14, só foram pagos integralme­nte servidores ativos da Educação, com verbas do Fundeb; e os ativos, inativos e pensionist­as da Segurança (bombeiros, agentes penitenciá­rios, policiais civis e PMs). Depois, o estado quitou salários de ativos da Fazenda, e de ativos e inativos da Procurador­ia Geral do Estado.

Vale lembrar que o estado corre risco de sofrer bloqueio a qualquer momento: R$ 1,36 bi é a soma de dívidas não pagas pelo estado e quitadas pela União. Devido a isso, o governo federal pode confiscar os cofres até chegar a esse valor. O estado tenta negociar com a União para evitar arrestos, mas ainda não há garantia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil