O Dia

A um pontinho da Rússia

Pelas contas de Tite, basta um empate hoje com o Uruguai para ir à Copa

- Montevidéu

Líder isolada das Eliminatór­ias e embalada na competição — são seis vitórias seguidas sob o comando de Tite —, a seleção brasi- leira enfrenta o Uruguai, hoje, às 20h (de Brasília), no Estádio Centenário, em Monte- vidéu, disposta a carimbar o passaporte rumo à Copa de 2018, na Rússia. Pelas contas do treinador, um empate será suficiente para manter o Brasil como único país a marcar presença em todos os Mundiais disputados até agora. Tal vantagem, porém, pode ser mais um adversário.

“A classifica­ção estar próxima gera ansiedade”, admitiu Tite, que, mesmo assim, confia nos seus comandados: “Quero que a equipe mostre sua cara, saiba que haverá momentos de se impor, ser melhor e dominar, mas terá momentos de marcar e sofrer. São as equipes que melhor atacam e defendem. Gostamos mais do jogo apoiado e o Uruguai tem verticalid­ade muito grande. Eu ficaria feliz se jogasse muito.”

O duelo, porém, representa mais do que a simples luta pela ida ao Mundial. Estarão em campo a tradição e a rivalidade de um clássico repleto de histórias e que terá um ingredient­e de peso: o fato de o Brasil não perder há 16 anos para o tradiciona­l rival — a última vez foi nas Eliminatór­ias de 2001, quando os uruguaios, em Montevidéu, venceram por 1 a 0 (gol de Magallanes), em jogo que marcou a estreia de Luis Felipe Scolari como técnico da Seleção.

Desde então, foram oito partidas, com cinco empates e três vitórias brasileira­s, o que acirra a expectativ­a para o clássico de hoje. “O Uruguai venceu seus seis jogos em ca- sa, em cinco saiu vencendo no primeiro tempo. Imprime ritmo muito forte, são carac- terísticas de um jogo muito vertical”, comparou Tite.

Sem Gabriel Jesus — o arti- lheiro do Brasil nas Elimina- tórias, com cinco gols em seis jogos, recupera-se de fratura no pé direito —, Roberto Fir- mino terá mais uma chance para se firmar na equipe. “Fir- mino tem entrado bem, inclu- sive fazendo gol, se justifica por si só a escolha dele”, fri- sou o treinador, que terá a vol- ta de Casemiro, livre de lesão, na vaga de Fernandinh­o.

A Seleção terá a missão de parar Cavani, artilheiro das Eliminatór­ias, com oito gols, mas o Uruguai não terá o craque Suárez e o goleiro Muslera, suspensos. Rolán formará dupla de ataque com o atacante do PSG e Martín Silva, do Vasco, defenderá a meta celeste.

 ?? EFE ?? Tite relembra época de jogador e mostra habilidade no domínio de bola
EFE Tite relembra época de jogador e mostra habilidade no domínio de bola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil