O Dia

Prefeitura vai reabrir os restaurant­es populares

Rio tem 200 mil doses para amanhã e segunda. Já são 5 casos confirmado­s no estado

- Da estagiária Alessandra Monnerat

Unidades de Bangu, Campo Grande e Bonsucesso, que foram fechadas por causa da crise financeira do estado, voltarão a funcionar. Os preços praticados em 2016 serão mantidos. O café da manhã continuará custando R$ 0,50 e o almoço, R$ 2.

Amanhãéodi aD devac inação contra a febre amarela na Cidade do Rio. A partir das 8h e até as 17h a imunização pode ser feita em todas as 233 unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde ). Coma confirmaçã­o demais dois pacientes ontem,subi upara cinco o número de casos de febre amarela no Estado do Rio, todos em Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos. Outros sete casos continuam sendo monitorado­s no município.

No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde( S MS) informouqu­e ainda que não há registros de notificaçã­o de casos suspeitos da doença .“Como o Rio nãoéáre ade ocorrência dado ençaeav aci naçãoépr eventiva, não há necessidad­edecorreri­a aos postos ”, enfatizou. AS MS informou ainda que não há meta específica para o Dia D. “O objetivo é vacinar todos os cidadãos do público-alvo”, destacou, em nota.

AS MS recebeu 200 mil doses para este sábado e segunda-feira.O Ministério da Saúde prometeu 1,5 milhã ode doses da vacina para o município. As doses vêm sendo aplicadas apena sem 34 unidades, com prioridade par apessoas que viajariam para áreas de risco, critério mantido hoje. Pelo menos 130 mil pessoas já foram vacinadas este ano. A partir de segunda, a vacina entra na rotina de imunização dos postos. O funcioname­nto é das 8h às 17h nos dias úteis e das 8h às 12h aos sábados. O endereço está em prefeitura.rio/web/ sms/onde-ser-atendido.

PACIENTE INTERNADO

Jairo Bochorny, de 68 anos, internado no Instituto de Infectolog­iaSão Sebastião, do Hospital dos Servidores do Estado( H SE ), e Pedro de Oliveira Santos, que já está em casa, em Córrego da Luz, na zona rural de Casimiro. Ainda há sete casos de moradores do município sendo investigad­os pelo laboratóri­o Noel Nutels, o Lacen, no Rio.

Segundo a equipe médica do HSE, o estado de saúde de Jairo, conhecido como Guila, é estável. Segundo sua família, ele costuma frequentar a região serrana do município. No entanto, nãot emparentes co com nenhum outro paciente com diagnóstic­o confirmado ou comas outras pessoas sob suspeita.

Pedro é tio de Watila Santos, pedreiro que morreu no dia 11, e irmão de Joaquim de Oliveira Santos, 45, o terceiro confirmado com o vírus da febre amarela. A Secretaria­Municipal de Saúde informou que Pedro não apresento umais sintomas de febre amarela e está sendo monitorado­pelos médicos do Hospital Municipal Ângela Maria Simões. Ele não precisa ser internado e os exames não apresentar­am outras alterações de saúde.

Joaquim e Alessandro Valença Couto, 37, já receberam alta. O secretário de Saúde de C asim iro,Ibson Júnior, acompanha os casos de perto ejá solicitou ao governo doestado mais vacinas para acidade. Até agora, foram imunizadas 40 mil pessoas, cerca de 95% da população de 42 mil pessoas. Segundo a secretaria, a taxa de vacinação na zona rural do município jáé de 100%.

 ?? JOÃO BARRETO/DIVULGAÇÃO ?? Em Macaé, vizinha a Casimiro, até ontem 140.980 pessoas receberam a vacina contra a doença. É preciso apresentar comprovant­e de residência
JOÃO BARRETO/DIVULGAÇÃO Em Macaé, vizinha a Casimiro, até ontem 140.980 pessoas receberam a vacina contra a doença. É preciso apresentar comprovant­e de residência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil