O Dia

Maior produtora de carne ficará quase parada por três dias.

Das 36 unidades brasileira­s daJBS, detentora das marcas F ri boi e Seara ,33 estão com produção suspensa

-

AJBS, maior empresa do setor de carnes no mundo e dona das marcas Friboi e Seara, suspendeu, por três dias, desde ontem, a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades em todo o país. Na próxima semana, a companhia vai operar em todas as suas fábricas com redução de 35% da capacidade produtiva.

“Essas medidas visam a ajustara produção até ques e tenha uma definição referentea­os embargos impostos pelos países importador­es da carne brasileira. AJBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaborado­res em todo o Brasil”, destacou a empresa, em nota.

A Operação Carne Fraca, que foi deflagrada na sextafeira passada para investigar um esquema envolvendo fiscais agropecuár­ios federais e empresário­s do agronegóci­o, continua provocando estragos nas exportaçõe­s brasileira­s. Ontem, foi a vez de a Arábia Saudita impor restrições à importação de frango e carne bovina brasileira­s.

Já os americanos publicaram­nota dizendo que nenhuma das plantas envolvidas no “escândalo” da Operação Carne Fraca enviou carne para o país. Já na Europa, entidades agrícolas aproveitar­am para tentar ganhar mercado e pediram “uma ação mais dura” contra os produtos brasileiro­s.

TEMER LIGA PARA CHINA

O presidente Michel Temer disse ontem, durante o lançamento do Portal Único de Comércio Exterior, programa que visa justamente a facilitar avidadas empresas exportador­as, que ocaso“não poderia estar alcançando a dimensão a que chegou”.

Temer disseque ligaria ainda ontem para o presidente da China, Xi J in ping, par atentar fazer com que o país volte atrás na decisão de suspender a importação de carne brasileira.A China suspendeu temporaria­mente o desembarqu­e de todas as cargas de carne e derivados oriundos do Brasil que chegam ao país.

O ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, também participou do esforço. Ontem, ele visitou uma unidade da BRF — a outra gigante do mercado brasileiro, detentora das marcas Sadia e Perdigão — em Rio Verde (GO), acompanhad­o por representa­ntes da imprensa chinesa.

O objetivo foi enviar uma mensagem aos chineses de que os produtos brasileiro­s sã ode qualidade .“Uma imagem vale mais doque mil palavras ”, disse o ministro. A fábrica expor tapara a China e emprega cer cade 7 mil pessoas.

 ?? FOTOS REPRODUÇÃO ?? Unidades da JBS: produção em nível reduzido enquanto Brasil tenta derrubar restrições de países importador­es
FOTOS REPRODUÇÃO Unidades da JBS: produção em nível reduzido enquanto Brasil tenta derrubar restrições de países importador­es
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil