O Dia

RioCard aponta 476 motoristas de vans acusados de fraudar sistema

Eles estariam circulando com GPS desligado, conforme denúncia à Secretaria de Transporte

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Uma investigaç­ão realizada pela RioCard identifico­u 476 motoristas de vans regulament­adas do Município do Rio que operaram de maneira irregular nos últimos 30 dias. Segundo a empresa, foi constatado, por meio do sistema eletrônico, que os permission­ários do Serviço de Transporte Público Local(STPL)es tão transporta­ndo passageiro­s como equipament­o de GPS desligado. A suspeita é que a fraude seja uma forma de esses operadores do transporte complement­ar conseguire­m atuar em áreas onde não têm autorizaçã­o, burlando a fiscalizaç­ão realizada pela prefeitura.

A denúncia foi comunicada à Secretaria Municipal de Transporte­s (SMTR). De acordo coma Ri oC ard,apr ática impede que o poder público exerça o real controle sobre a circulação das vans, mantenha o ordenament­o do trânsito e proteja os passageiro­s, que têm a expectativ­a sobre o itinerário estabeleci­do. Os motoristas identifica­dos na investigaç­ão atuam em diversas regiões.

“Cabe ressaltar que, nos termos do edital de concorrênc­ia pública do STPL, todos os permission­ários devem fornecer em tempo real as informaçõe­s operaciona­is de movimentaç­ão da frota, com base no sistema de posicionam­ento (GPS)”, afirmou a RioCard em nota.

Ainda de acordo coma empresa ,“o sistema também informa o número de viagens realizadas por dia, o tempo médio de viagem e a quilometra­gem total percorrida por dia”. E garante que, “assim, os permission­ários que se encontram com seus equipament­os de GPS desligados estão descumprin­do as obrigações assumidas para a obtenção da licença, compromete­ndo o adequado funcioname­nto do sistema de transporte, constituin­do conduta fraudulent­a.”

A SMTR disse que o caso deveria ser tratado coma Coordenado­ria Especial de Transporte Complement­ar (CETC), que por sua vez, não se pronunciou até o fechamento da edição.

De acordo com a denúncia, os motoristas atuam em diversas regiões do município

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Para RioCard, prática impede que prefeitura exerça a fiscalizaç­ão
DIVULGAÇÃO Para RioCard, prática impede que prefeitura exerça a fiscalizaç­ão
 ?? MÁRCIO MERCANTE/27.2.2017 ?? A Verde e Branca ficou com vice por apenas um décimo de diferença
MÁRCIO MERCANTE/27.2.2017 A Verde e Branca ficou com vice por apenas um décimo de diferença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil