O Dia

Índios promovem evento culturalna­AldeiaMara­canã

Indígenas já têm horta medicinal e cultivam pés de feijão, milho e bananas ao lado do estádio. Farão rituais de suas tribos neste fim de semana, com visitação

- PAOLA LUCAS paola.lucas@odia.com.br

Desde outubro ocupando a área no entorno do antigo Museu do Índio, lideranças indígenas da Aldeia Maracanã vão ‘abrir suas portas’ para quem quiser conhecer a rotina de uma aldeia. Amanhã e domingo, a partir das 10h, vão ensinar a cuidar da terra e como plantar, ensinar pintura corporal nos moldes indígenas e noções básicas do tupi, língua mãe dos índios no Brasil. E à noite, por volta das 23h, vão fazer rituais como a dança da chuva. Os índios retornam ao local de onde foram expulsos em 2013.

Korubo, um dos líderes da aldeia, tem 80 anos e veio da Amazônia quando soube da primeira desocupaçã­o do antigo museu. “Hoje temos pé de feijão, bananeiras, melancia e milho, além da horta e de plantas medicinais”, diz Korubo. Ele recebe ajuda dos moradores da região e de alunos e professore­s da Uerj para conseguir, principalm­ente, água potável.

“Queremos mostrar que o índio ainda existe e que podemos viver do que o cosmo nos dá, temos a água da chuva, o calor do sol e a terra para plantar. Temos direito a essa terra (citando especialme­nte a área ocupada), é herança de nossos ancestrais, não área pública, como o governo diz. Aqui, vamos refloresta­r e devolver o verde. As pessoas passeiam aqui e fazem exercício na rua mas respiram poluição. Fazem mal e pegam doença sem perceber”, ressalta Korubo.

Ciente de que a luta pela garantia legítima do espaço, onde o estado prometeu construir o Centro de Referência da Cultura Indígena, não acabou, Korubo diz que espera a nova gestão estadual, em 2018, para conversar. Ele faz um apelo: “Índio também vota, elegemos deputados, vereadores, prefeito e governador. Fazemos parte da sociedade e por que não nos dão atenção? Durante a campanha dizem: e aí índio, vai apoiar a gente? Vamos respeitar o índio também. Isso é democracia”.

Em nota, o governo diz que busca parceiros para entregar o centro cultural e que aSecretari­adeEstadod­eCultura será a responsáve­l pela construção quando houver verbas para execução.

 ?? ALEXANDRE BRUM ?? Korubo mostra onde os índios fizeram plantação e planeja florestar a área para reduzir a poluição local
ALEXANDRE BRUM Korubo mostra onde os índios fizeram plantação e planeja florestar a área para reduzir a poluição local
 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Moradores fazem exercícios na areia nos últimos dias, mais frescos
ESTEFAN RADOVICZ Moradores fazem exercícios na areia nos últimos dias, mais frescos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil