O Dia

Ação que pode cassar Temer já conta com relatório parcial

Julgamento no TSE pode acontecer no fim do próximo mês

-

Relator da ação que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, o ministro Herman Benjamin encaminhou aos colegas do Tribunal Superior Eleitoral( TSE) um relatório parcial do processo. O materialte­m 1.032 páginas. O objetivo dom in istroé quefazer com que os integrante­s da Corte já tomem conhecimen­to das provas, depoimento­s e acusações do processo. Ainda faltam, no entanto, as alegações finais das partes envolvidas e do Ministério Público Eleitoral, cujo prazo final de entrega se encerra hoje.

A ação investiga se a chapa Dilma-Temer nas eleições de

“São três grandes questões: a1ªéa da cassação; a 2ª, a cisão presidente e vice; e a 3ª, a inelegibil­idade” H. Benjamin, ministro do TSE

2014 cometeu abuso de poder político e econômico. Caso a decisão seja pela condenação, Temer poderá ser afastado da Presidênci­a, e Dilma, ser considerad­a inelegível. A principal alegação de defesa dopre si denteé ad eque o caixa da campanha dele, como vice, tinha caixa separado da ligada à presidente Dilma.

O relatório final, com voto, deverás er entregue porBenjami­nem meados de abril. A partir daí, caberá ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral( TSE ), Gilmar Mendes, pautar o julgamento.

Em entrevista ao‘ Estado de S. Paulo’, Benjamin se recusou a confirmar se já teria o voto definido .“Não antecipo minha posição quanto ao julgamento. São três grandes questões: aprimeiraé­adac assação; a segunda, a cisão presidente e vice; e ater ceira, a inelegibil­idade. Tudo vai começare terminar comas provas ”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil