O Dia

Sérgio Moro recua depois de ter quebrado sigilo de fonte de blogueiro

Juiz queria apurar se Lula sabia que seria conduzido coercitiva­mente

-

Diante da repercussã­o negativa, o juiz federal Sérgio Moro determinou ontem a exclusão do processo que investiga Eduardo Guimarães do nome da fonte que informou ao blogueiro sobre o mandado de condução coercitiva do expresiden­te Lula. Guimarães, responsáve­l peloBlog da Cidadania, foi conduzido coercitiva­mente por ordem do magistrado na terça-feira.

Segundo Moro, o foco do inquérito que levou à condução do blogueiro, que depôs na sede da Polícia Federal em São Paulo,é“apurar sede fato o titular( doblog) havia comunicado a decisão aosinvesti­gados p reviam enteà própria divulgação no blog”.

A atitude de Moro foi criticada por entidades de jornalista­s,como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo (Abraji), que manifestou preocupaçã­o com o risco da quebrado princípio constituci­onal do sigilo de fonte. O juiz responsáve­l pela Lava Jato alegou que Guimarães não poderias er considerad­o jornalista eque oBlogdaCi dadani aé“veícul ode propaganda política ”.

Na decisão de ontem, Morodisseq­ue“houve manifestaç­ões públicas de respeitado­s jornalista­s e de associaçõe­s questionan­do a investigaç­ão e defendendo que par teda atividade de Guimarães seri ade natureza jornalísti­ca ”.

 ?? PEDRO DE OLIVEIRA/ALEP ?? Sérgio Moro: conduções coercitiva­s
PEDRO DE OLIVEIRA/ALEP Sérgio Moro: conduções coercitiva­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil