O Dia

Paulo Paim vai pedir que Temer tenha bom senso e não sancione o projeto

-

Relator do Projeto de Lei Complement­ar (PLC) 30/2015, que está parado no Senado, Paulo Paim (PT-RS) pediu que o presidente Michel Temer vete o PL 4.302/1998, aprovado na Câmara, na quarta-feira. Para o senador, o PL de 1998 é “arcaico, atrasado, totalmente irregular, fora de qualquer parâmetro da sociedade de hoje”. Paim fez um apelo para que Temer tenha bom senso e não sancione o texto por se tratar de “um equívoco, um atraso total para o país”.

O projeto relatado pelo senador está na Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ), pronto para ser votado. Para Paim, ao contrário do que dizem os seus defensores, o PL 4.302 vai causar ainda mais inseguranç­a jurídica e aumentar o número de conflitos trabalhist­as. “É ruim para todos”, adverte Paim.

Outra diferença entre as propostas do Senado e da Câmara, segundo ele, é a responsabi­lidade solidária da empresa contratant­e em relação à terceiriza­da. Isso significa que se a empresa contrata não pagar o direito trabalhist­a, quem assume a conta é a contratant­e. No projeto da Câmara, a responsabi­lidade é subsidiári­a. Primeiro o trabalhado­r tem de acionar a terceiriza­da, para só depois recorrer a contratant­e. “A responsabi­lidade tem de ser solidária. Está cheio de terceiriza­da que fecha as portas, some e deixa os trabalhado­res na mão. Alguém tem que pagar os direitos dessas pessoas”, disse Paim.

O senador também estabelece­u garantias para evitar que as empresas deem calote nos empregados terceiriza­dos. “A empresa tem de provar que tem três vezes mais patrimônio que a folha de pagamento”, afirmou.

Se aprovado no Senado, o PLC 30 será encaminhad­o para a Câmara. O relator espera que dessa vez os deputados respeitem o acordo entre as duas Casas e aprovem a proposta dos senadores.

 ?? EBC ?? Paim chama projeto de arcaico e diz que ele é um atraso para o país
EBC Paim chama projeto de arcaico e diz que ele é um atraso para o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil