O Dia

Polícia rastreia identidade­s de terrorista

Inglês de 52 anos que matou quatro pessoas em Londres circulou com diferentes nomes

- Londres

Khalid Masood, autor do atentado da última quarta-feira contra o Parlamento do Reino Unido, nasceu com o nome de Adrian Russell Ajao e circulou com várias identidade­s, confirmou ontem o chefe da Unidade Antiterror­ista da Scotland Yard, Mark Rowley. Mais duas pessoas foram presas de madrugada suspeitas de ligação com o caso. Rowley classifico­u as detenções como “significat­ivas” e pediu que a população ajude com qualquer informação sobre o atentado. Ontem foi mais um dia de homenagens aos mortos.

Quando foi abatido pela polícia, o agressor utilizava o nome de Khalid Masood, embora as autoridade­s afirmaram que no passado ele usou outros nomes. Masood também era conhecido com os nomes de Adrian Elms e Khalid Choudry, nascido no condado de Kent, sudeste da Inglaterra, filho de mãe solteira e pai de três filhos.

O oficial da polícia disse que com as duas detenções de ontem o número de presos relacionad­os com o ataque subiu para nove, já que uma mulher, detida pouco depois do atentado, foi colocada em liberdade após pagamento de fiança.

O policial afirmou que a investigaç­ão está focada em identifica­r a motivação, a preparação e quem são os cúmplices de Masood para realizar seu ataque com o Hyndai i40. Rowley tenta descobrir se Masood atuou sozinho, inspirado por propaganda terrorista, ou se foi encorajado por terceiros para realizar o ataque.

“Queremos ouvir qualquer pessoa que conhecesse bem Masood, que conheça seus cúmplices e possam indicar sobre os lugares onde visitou recentemen­te”, disse.

Os nomes dos presos não foram divulgados. Quanto às vítimas, o policial informou que o homem de 75 anos que morreu quinta-feira à noite no hospital — a quarta vítima do ataque de Masood — foi identifica­do como Leslie Rhodes. Também morreram o policial britânico Keith Palmer, a mulher de origem espanhola Aysha Frade e o turista americano Kurt Cochran.

Além disso, outras duas pessoas permanecem em estado grave no hospital, enquanto outros dois policiais estão hospitaliz­ados com “ferimentos significat­ivos”, de acordo com o chefe da unidade antiterror­ista.

As homenagens às vítimas se concentram em Trafalgar Square, mas ontem flores foram depositada­s na Ponte de Westminste­r e na grade do Parlamento.

 ?? EFE/ANDY RAIN ?? Velas no batente da murada da Ponte de Westminste­r, com o Parlamento ao fundo, emoldurara­m a vigília
EFE/ANDY RAIN Velas no batente da murada da Ponte de Westminste­r, com o Parlamento ao fundo, emoldurara­m a vigília
 ?? EFE/HANNAH MCKAY ?? Vigília nos jardins do Parlamento teve cerimônia ecumênica. Arcebispo Justin Welby discursou
EFE/HANNAH MCKAY Vigília nos jardins do Parlamento teve cerimônia ecumênica. Arcebispo Justin Welby discursou
 ?? FOTOS REPRODUÇÃO/FACEBOOK ?? Príncipe Charles tirou foto com Travis Frain, que teve o reflexo de se jogar no capô do carro do terrorista
FOTOS REPRODUÇÃO/FACEBOOK Príncipe Charles tirou foto com Travis Frain, que teve o reflexo de se jogar no capô do carro do terrorista
 ??  ?? Khalim Masood nasceu Adrian Russell Ajao
Khalim Masood nasceu Adrian Russell Ajao

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil