O Dia

VAI SER DADA A LARGADA

Com carros mais velozes e 20 pilotos em busca do trono deixado vago por Nico Rosberg, a Fórmula 1 abre a temporada com o GP da Austrália

-

Atemporada 2017 de Fórmula 1 promete muito mais velocidade e emoção. Sem Nico Rosberg, o campeão de 2016, que se aposentou, a Mercedes tentará manter a hegemonia dos últimos três anos, mas a Ferrari, destaque da pré-temporada, promete vir forte. A partir da largada do GP da Austrália na madrugada de hoje para amanhã, às 2h (de Brasília), as reais forças do ano serão conhecidas, com a Williams de Felipe Massa tentando ser uma grata surpresa.

Com mudanças drásticas, os carros, mais largos e mais baixos, estão mais velozes e mais dependente­s dos pilotos neste ano. Em relação aos tempos de 2016, a diferença já passa dos três segundos em comparação aos testes de pré-temporada, em Barcelona, e a tendência é aumentar.

Apesar disso, os pneus mais largos e mais resistente­s podem trazer como consequênc­ia a dificuldad­e em ultrapassa­gens. Com as novas especifica­ções, a tendência é que os carros fiquem mais instáveis no vácuo e tenham dificuldad­e de aproximaçã­o nas retas. Mesmo assim, há a expectativ­a da emoção com a velocidade maior e a maior importânci­a da habilidade do piloto para dominar as ‘feras’.

QUEM SERÁ O CAMPEÃO?

Depois de correr o risco de não ter um representa­nte nesta temporada, o Brasil pode torcer por bons resultados em 2017. Sem Felipe Nasr, fora da Sauber, só restou Felipe Massa, que deixou a aposentado­ria para reassumir a Williams ao lado do único estreante, o canadense Lance Stroll, de 18 anos. As especifica­ções do novo carro da F-1 facilitam o estilo de pilotagem do brasileiro de 35 anos, por se preocupar menos em poupar pneus, algo parecido com os seus bons momentos de 2006 a 2009, pela Ferrari. A esperança é a de poder beliscar pódios.

Já Lewis Hamilton buscará o tetra com a Mercedes. Após três anos de brigas ferrenhas com Nico Rosberg, o inglês terá novo companheir­o: o finlandês Valtteri Bottas. Resta saber se a Ferrari permitirá mais um ano de hegemonia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil