O Dia

Polícia rastreia 5 mil pedidos para entrar no Baleia Azul

Adolescent­es com idade média de 16 anos tentavam entrar no grupo do Facebook ‘Baleia’, voltado ao apoio de pessoas gordas

-

No início deste mês, Bernardo Boechat alertou no Facebook que recebia até 60 pedidos por dia de adolescent­es querendo entrar no jogo Baleia Azul. Mas o publicitár­io não é um dos chamados ‘curadores’, que incitam automutila­ção e até suicídio entre os participan­tes do desafio online. Ele é um dos donos da comunidade Baleia, ponto de apoio para pessoas acima do peso dividirem experiênci­as e falarem sobre gordofobia. Ontem, a Delegacia de Repressão a Crimes de Informátic­a começou a rastrear 5 mil pedidos feitos ao grupo do Facebook.

Amanhã, a delegada titular da DRCI, Fernanda Fernandes, deve ouvir depoimento­s de mais dois casos suspeitos de envolvimen­to com o jogo: o de uma menina que tentou suicídio, sem idade confirmada, e o de um rapaz de 12 anos, ambos do Rio.

“A divulgação desses casos tem surtido efeito. Os pais estão prestando mais atenção a seus filhos e têm denunciado”, disse Fernanda. A polícia continua com um trabalho de monitorame­nto das redes sociais. Os ‘curadores’ das redes podem responder por lesão corporal e até homicídio.

Ontem circulou pelo WhatsApp uma suposta mensagem de um adolescent­e de Ipanema, em Minas Gerais, que teria que cumprir o desafio de distribuir balas envenenada­s a crianças como parte do Baleia Azul. No entanto, a Polícia Militar da região confirmou que se trata de um boato e orientou pais e alunos da escola.

AJUDA

A médica da Associação Brasileira de Psiquiatri­a Alexandrin­a Meleiro disse que é importante aproveitar a repercussã­o do assunto para levantar o debate sobre a prevenção do suicídio — 96,8% dos casos registrado­s estavam relacionad­os com histórico de doença mental. “Temos que destacar que as pessoas têm que buscar ajuda. Se estiver sendo tratada, é uma morte evitável”. Os postos da unidade de atenção primária no Rio fazem atendiment­o de saúde mental — familiares podem buscar ajuda. O Centro de Valorizaçã­o da Vida( CV V) faz apoio emocional e prevenção do suicídio pelo telefone 188.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil