O Dia

Municípios criam alternativ­as à violência

Cidades do interior do Estado do Rio desenvolve­m soluções para combater a criminalid­ade

-

Em tempos em que a violência aflige os grandes centros urbanos e se alastra como chaga social, nem mesmo as cidades do interior ficam imunes. No Estado do Rio não poderia ser diferente. São vários os municípios atingidos pela criminalid­ade e que, portanto, buscam alternativ­as eficazes para combater e diminuir os índices de marginalid­ade.

Em Cabo Frio, por exemplo, as escolas municipais ganharam recentemen­te o Projeto de Patrulhame­nto Motorizado Especial — Pamesp Escolar —, que conta com a participaç­ão ativa de policiais militares na rotina das unidades de ensino. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 25º Batalhão de Polícia Militar, o programa procura estreitar o relacionam­ento com a comunidade escolar. “A partir do Pamesp Escolar criamos redes de proteção no entorno e dentro das escolas, envolvendo não só a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Educação, mas também diretores, professore­s, alunos e responsáve­is”, pondera a secretária de Educação, Laura Barreto.

Já em Petrópolis, a Guarda Civil acaba de ampliar a presença na Praça Visconde de Mauá. Para tanto, uma nova viatura realiza o patrulhame­nto de rotina do local e também do seu entorno. Além da patrulha, a região ainda possui um sistema de câmeras que encaminham as imagens para a central de monitorame­nto que fica na Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

A cidade ainda tem, desde janeiro, um ônibus de videomonit­oramento estacionad­o na mesma praça. O veículo, contudo, será deslocado para auxiliar a corporação em outros locais da cidade. Entre os dias 30 de abril e 7 de maio será usado na Exposição Agropecuár­ia do Parque Municipal, em Itaipava. “Importante que estamos recuperand­o os equipament­os de segurança, as câmeras, os carros de ronda, tudo o que possa ser usado para nossa cidade, a população e nossos turistas. E todas as operações da Guarda Civil estão sendo bem-sucedidas”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

No Sul Fluminense, Volta Redonda comemora a entrega 60 radiotrans­missores que passarão a ser usados pela Guarda Municipal e Defesa Civil — 50 e 10 unidades, respectiva­mente. Anteriorme­nte utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016, os equipament­os foram doados pelo governo estadual e podem ser interligad­os com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além das guardas municipais de outras cidades. Para o prefeito Samuca Silva, os radiotrans­missores são importante­s para a integração da Guarda Municipal da cidade e as forças policiais. “É essencial. Além de integrar, podemos nos comunicar com todas as forças sem interferên­cias. É um grande avanço para a segurança pública da região”, destaca ele.

Em Campos dos Goytacazes está sendo discutida a implantaçã­o do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O objetivo é disponibil­izar recursos para executar todas as atividades de forma qualificad­a e eficiente. “É uma tentativa de minimizar a violência com o uso de câmeras de tecnologia avançada, auxiliar na investigaç­ão de crimes já ocorridos e no monitorame­nto do trânsito e das ruas”, explica a promotora Renata Felisberto.

 ?? FOTOS: DIVULGAÇÃO ?? Cabo Frio aposta na integração entre a Polícia Militar e diretores, professore­s e alunos das escolas públicas
FOTOS: DIVULGAÇÃO Cabo Frio aposta na integração entre a Polícia Militar e diretores, professore­s e alunos das escolas públicas
 ??  ?? Petrópolis tem centro de monitorame­nto para diminuir ocorrência­s
Petrópolis tem centro de monitorame­nto para diminuir ocorrência­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil