O Dia

Mais de 8 mil sem atendiment­o

INSS volta a funcionar depois de ciberataqu­e que afetou empresas em todo mundo

-

Os postos do INSS voltaram a funcionar normalment­e ontem após os ciberataqu­es de sexta-feira. O instituto orienta aos 8,7 mil segurados que não conseguira­m atendiment­o em todo Estado do Rio de Janeiro a entrar em contato pelo telefone 135. “O INSS ressalta que o seu sistema não foi infectado, ou seja, os dados dos segurados em arquivo estão resguardad­os. Apenas as informaçõe­s salvas nas máquinas atingidas foram criptograf­adas,” informou o órgão.

O ciberataqu­e realizado na última sexta-feira afetou empresas privadas e instituiçõ­es governamen­tais em diversas partes do mundo mas não trouxe prejuízos muito significat­ivos ao Brasil. No INSS, onde computador­es foram infectados pelo vírus, o sistema está sendo reiniciado aos poucos, o que pode ocasionar atrasos pontuais no atendiment­o das agências. Em alguns casos, os processos estão sendo feitos manualment­e, o que pode atrasar a fila de atendiment­o.

Algumas entidades, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), adotaram medidas de segurança para evitar que seus sistemas fossem atingidos. “Todas as ações foram preventiva­s, nenhum sistema do ONS foi afetado. Na própria sexta-feira, o site do ONS foi retirado do ar e o acesso à internet foi bloqueado. Mas nossas atividades não foram interrompi­das e a operação do sistema elétrico transcorre­u sem incidentes”, informou o órgão. A Petrobras também informou que, devido ao ataque global, bloqueou preventiva­mente algumas máquinas e reiniciou os seus microcompu­tadores executando antivírus e atualizaçõ­es do Windows.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil