O Dia

FLÁVIO MARINHO, Contando boas histórias

-

Neste domingo, falamos sobre uma das paixões do brasileiro: novela. Nosso convidado é Flávio Marinho, jornalista, dramaturgo, roteirista, diretor e escritor. Agora, ele está fazendo a pré-produção de uma peça em que homenageia a família, com ‘Meu Querido Irmãozinho’. O novelista conta como é a construção de uma boa história, a escolha do elenco e até as mudanças inesperada­s dos personagen­s. “Novelaéobr­aaberta”.

LILI: Fale um pouco sobre você.

FLÁVIO: Bem, tenho dois defeitos chatos: timidez e inseguranç­a. Mas também tenho duas qualidades legais: lealdade e senso de humor. O restante varia...

■●Qual foi o maior desafio da carreira?

Estouenfre­ntandonest­eexato momento. A Betty Goffman me pediu para transforma­r ‘A Vingançado­Espelho:AHistória de Zezé Macedo’, encenada há cinco anos, num monólogo (originalme­nte,otextotinh­a5 atores). É um desafio às técnicas dramatúrgi­cas, à minha carpintari­a teatral.

■●Momento saia-justa. Quando dirigi ‘A Sinfonia da Cidade do Rio de Janeiro’, do Francis Hime, no Theatro Municipal. Não tivemos tempo nem de passar um ensaio corrido de luz e som. Foi no peito e na raça. E, para complicar a saia-justa, a coisa foi transforma­da em DVD. Foi um milagre

■●Com Zezé Polessa ter dado tudo certo... Momento marcante? A ovação da estreia do meu primeiro trabalho em teatro há 30 anos: ‘Noviças Rebeldes’. Ficou 12 anos em cartaz.

■●■Como você decide que ator fará que papel?

Decido antes de escrever e escrevo com ele em mente. Facilita a vida.

●O que muda o rumo de um personagem?

Em uma novela, muita coisa muda o rumo de uma personagem:

■●a opinião do “group discussion”, a rejeição do público, o não rendimento de um ator no papel. Novela é obra aberta. É assim mesmo. Faz parte da natureza dela. É diferente de teatro.

■Já matou um personagem Família é... Já pensou em ter filhos?

■■●Um beijo e um sonho. Um beijo para todos aqueles que, apesar de tudo, lutam para o teatro não morrer. Meu sonho é que consigamos sair deste mar de lama em que o país afundou a fim de que possamos construir uma nação da qual todos nós possamos nos orgulhar, com cultura e liberdade.

■●Dica para ser feliz? Trabalha no que você ama.

 ?? FOTOS REPRODUÇÃO DA INTERNET ?? Flávio Marinho com a querida Fernanda Montenegro Com a atriz Vera Fischer
FOTOS REPRODUÇÃO DA INTERNET Flávio Marinho com a querida Fernanda Montenegro Com a atriz Vera Fischer
 ??  ??
 ??  ?? Com Miguel Falabella
Com Miguel Falabella
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil