O Dia

Pezão vai a Brasília discutir plano para o Rio

-

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, irá na próxima segunda-feira à Brasília com o secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, e um representa­nte do setor de finanças. O intuito é entender os pontos do Plano Nacional de Segurança do Rio, que está sendo elaborado pelo governo federal.

Fazem parte da elaboração das medidas o Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), ministério­s da Defesa, da Justiça e do Desenvolvi­mento Social e Agrário e Agência Brasileira de Inteligênc­ia. “Não sei ainda uma linha do plano”, afirmou Pezão.

Uma das medidas que estão sendo analisadas é a possibilid­ade da integração das câmeras da Polícia Rodoviária Federal com as da prefeitura e da Polícia Militar. O Sistema Alerta Brasil (Sinarf ) permite monitorar placas de veículos através das imagens, identifica­ndo carros roubados, clonados ou que está com problemas na documentaç­ão. Atualmente, as câmeras estão instaladas nas rodovias federais que cortam o estado.

INTEGRAÇÃO

Para a integração é necessário um termo de cooperação, que seria descrito no Plano de Segurança para o Rio. A medida iria ajudar no combate a roubos de veículos e de cargas. Só em março, na cidade do Rio, houve 13 veículos roubados por dia.

Além disso, os temas debatidos se concentram em reforço financeiro para atuar nas áreas de combate a homicídios dolosos, feminicídi­os e violência contra a mulher; ações contra o tráfico; e modernizaç­ão do sistema penitenciá­rio.

Mediadores de conflitos também seriam formados em comunidade­s carentes. As diretrizes fazem parte do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo governo federal.

O anúncio do plano foi feito no dia 11 de maio. Na ocasião, o general Sérgio Etchegoyen, ministro do GSI, disse que o Rio seria um “laboratóri­o inicial”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil