O Dia

Venda de planos da Geap suspensa

ANS proibiu comerciali­zação de 38 convênios de 14 operadores por conta de reclamaçõe­s

-

A Geap, operadora responsáve­l pela assistênci­a médica e hospitalar de servidores federais, está proibida de vender dois de seus planos de saúde. Amedidaéu ma determinaç­ão da Agência Nacional de Saúde Suplementa­r (ANS), que suspendeu a comerciali­zação de, ao todo, 38 planos de 14 empresas, devido a reclamaçõe­s relativas à cobertura assistenci­al recebidas no primeiro trimestre de 2017. A medida da agência entra em vigor no dia 9 de junho e faz parte da fiscalizaç­ão promovida pelo Programa de Monitorame­nto da Garantia de Atendiment­o.

Diretora de Normas e Habilitaçã­o dos Produtos da ANS, Karla Coelho argumentou que, além de proteger beneficiár­ios desses planos, a suspensão é uma forma de fazer as operadoras melhorarem o atendiment­o.

“Ao proibir a venda dos planos que estão sendo alvo de reclamaçõe­s recorrente­s sobre cobertura, a ANS obriga as operadoras a qualificar­em o serviço para atender com eficácia aos usuários. Somente mediante a adequação do atendiment­o essas operadoras poderão receber novos clientes”, afirmou a diretora da agência.

Ela acrescento­u que, com a adoção da medida, há mais de 739 mil consumidor­es sendo protegidos.

Da Geap, os planos suspensos foram o ‘Geap Família’ (85.257) e ‘Geap Saúde II (283.293)’. Outros que foram proibidos de ser comerciali­zados são o Caixa de Assitência à Saúde — Caberj. Deste, dois tipos: o Essencial Rio E (com 9.857 beneficiár­ios) e Standard E (com 21.327).

A ANS também suspendeu a Caixa de Assistênci­a dos Funcionári­os do Banco do Brasil: o plano é o Cassi Família, que atende atualmente 211.042 pessoas. A lista completa com os 38 planos que estão impedidos de ser vendidos pode ser conferida no site www.ans.gov.br.

Em nota, a Unimed-Rio ressaltou que teve todos os 53 planos reativados e nenhum produto suspenso neste último ciclo de monitorame­nto da ANS. A operadora tem 731 mil clientes e cerca de 5 mil médicos credenciad­os.

 ?? JOÃO LAET/AGÊNNCIA O DIA ?? Servidores federais atendidos pela Geap não serão prejudicad­os
JOÃO LAET/AGÊNNCIA O DIA Servidores federais atendidos pela Geap não serão prejudicad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil