O Dia

CUIDADO COM POSTS NAS REDES SOCIAIS

- Coluna publicada todos os sábados. NELSON VASCONCELO­S e-mail: nelson.vasconcelo­s@gmail.com

Há um tempão que a gente sabe que não deve escrever nas redes sociais qualquer besteira que venha à cabeça. O motivo é muito simples: mais cedo ou mais tarde, você poderá se arrepender do que publicou por lá. Se foi alguma intriga pessoal, tudo bem. Dá-se um jeito.

Mas, se o assunto resvalar para questões políticas, xingamento­s inócuos, discussões sem conteúdo e discursos de ódio, aí a coisa pode ficar feia para o seu lado. Principalm­ente se você estiver procurando emprego.

As equipes de recrutamen­to das grandes e médias corporaçõe­s estão cada vez mais de olho noque os candidatos escrevem nas redes. E isso não é de hoje. Ninguém quer te rum funcionári­o problemáti­co, brigão ou que seja criador de casos.

Ou sodas redes sociais é levado tão a sério que o xerife Trump, que ora ocupa ocar gode presidente dos EUA, está de olho nelas. Ele acaba de determinar que os formulário­s para concessão de visto de visita ao país contenham perguntas a respeito de dados publicados online. Ainda não é geral, mas somente para os casos que justifique­m‘ investigaç­ão adicional’ sobre acondutado postulante ao visto.

O motivo para essas novas medidas seria o combate ao terrorismo. Pode até ser. Mas, como imagino que terrorista­s não sejam tão sinceros na hora de pedir vistos para entrar nos EUA, tudo indica que essaxeret agem vais er estendida também a qualquer mero mortal querendo comprar umas muambinh as em Miami.

Portanto, meus amigos, reforço um velho mandamento da comunicaçã­o online: como o que está na internet não morre, tenha cuidado com o que escrever. Seus pensamento­s insensatos poderão proibir, num futuro distante, que você leve seus filhos e netinhos à Disney. E aí, quando descobrir que seu visto foi negado por causa do seu post sobre o retrocesso encarnado no Trump, você vai sentir o Pateta em pessoa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil