O Dia

Pelo clima, políticos e empresas peitam Trump

Prefeitos e governador­es garantem que vão seguir o Acordo de Paris

-

Governador­es, prefeitura­s e empresário­s americanos, estupefato­s coma decisão do presidente Donald Trump de rasgar o Acordo de Paris, anunciaram que assumirão a luta contra as mudanças climática seque farão o possível para reduziras emissões. Grupocapit­aneado pelo ex-prefeito de NovaYork Michael B lo om berg já reúne30pr efeitos, três governador­es ,80 reitores de universida­des e mais de 100 empresas.

Uma maioria de americanos em cada estado — 69% dose leitores—achaque os Estados Unidos deveriam participar­do acordo, segundo pesquisa recente do programa de mudanças climáticas da Universida­de de Yale. O país só per depara a China em volume degases do efeito estufa jogados na atmosfera, e as aída do pacto tornará difícil evitar que o planeta esquente até dois graus este século.

Pequenos protestos foram feitosn afrente da Casa Branca, em Washington, en afrente daTr um pT ower,emN ova York. Lá, o ex-prefeito Michael B lo om berg,oit avo homemmais ri codo mundo e representa­nte da ONU para Mudanças Climáticas, prometeu 15 milhões de dólares para apoiar os esforços da organizaçã­o na luta contra o aqueciment­oglobal. Esseéo mesmo val orque a ONU deixará de receber de Washington.

Bloomberg foi a Paris e, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu que as cidades, empresas e cidadãos do seu país“cumprirão”os compromiss­os sobre o clima. “Não permitirem­os que Washington se interponha­nonos socam inho”,declarouB lo om berg,a pós um encontroco­m Macrone a prefeita de Paris, AnneHi dalgo.

PUTIN PÕE PANOS QUENTES

Aliado de primeira hora de Trump, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu ontem que todo o mundo trabalhe com Washington pelo clima e disseque não julgas eu parceiro por ter decidido retirar seu país do Acordo de Paris. “Eu não julgaria Obama, perdão, quero dizer Trump, pela decisão que tomou”, afirmou. “Não deveriam fazer escândalo sobre isto, e sim deveriam criar as condições para um trabalho conjunto”, declarou o presidente russo, que citou canção famosa americana: “Don’t worry, be happy (não se preocupe, fique de boa)”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil