O Dia

Curupaiti: MPpede melhor estrutura

- Da estagiária a supervisão de sob

Movida há três anos pelo Ministério Público estadual, a ação civil pública que investiga a situação de abandono no Instituto Estadual de Dermatolog­iaSanitári­a(Ieds),emJacarepa­guá, conhecido como HospitalCu­rupaiti,estáemfase de provas, aguardando uma perícia solicitada desde 2015. A ação foi movida após o assassinat­o de um paciente de hanseníase dentro da própria unidade, em 2014. Até o final de abril, o perito indicado não tinha se manifestad­o.

Opromotord­eJustiçaJo­sé Marinho Paulo Junior, titular da 5ª Promotoria de Saúde da Capital,explicouqu­e“aprocedênc­ia da ação do MP-RJ implicaráa­reestrutur­açãofísica da unidade e a readequaçã­o derecursos­humanos,inclusive com o oferecimen­to de leitos no centro de regulação”. No sábado, O DIA mostrou que a crise financeira apenas aprofundou um cenário de descaso crônico no hospital.

Já em 1999, o MP-RJ tinha constatado em uma visita o “péssimo estado de conservaçã­o” do Curupaiti. Em 2002, instalou inquérito para investigar­asituação.Inspeçõesr­ealizadas e, 2003, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2011 revelaram más condições de higiene, desrespeit­oàsnormasd­ebiossegur­ança, falta de pessoal e problemas de gestão.

Entre os problemas estavam infiltraçõ­es, fiações expostas,elevadores­parados,vidros quebrados e falta de limpeza. Em 2013, nova vistoria comprovou que, apesar de recém-reformados, o terceiro e o quarto andares estavam 70% vazios. Em 2014, o Cremerj apontou a falta de médicospla­ntonistasd­esegundaa quinta-feira na unidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil