O Dia

Surge uma liderança no Rio

- Aristótele­s Drummond Jornalista

Tomou posse segunda-feira como presidente da Associação­Comercial do R iode Janeiro( AC RJ) a empresária Angela Costa, primeira mulher a presidira entidade que representa o empresaria­do desde o Império. Mulher de muito valor, jovem assumiures­ponsabilid­ades. Primeiro, na criação de pioneira empresa dedicada ao transporte escolar e depois na indústria de embalagens, ondehoje está entre as maiores do Brasil, co malta tecnologia.

Angel a Costa, desde cedo, mostrou vocação de sentido associativ­o, com idealismo e garra. Assim é que formou sua bagagem e mentida desrespeit­adas, como Firjan, Sebrae e sindicatos patronais — um deles fundado por ela. Sabe onde estão os gargalos de nosso cresciment­o econômico e onde o empreended­or é limitado em sua vocação de fazer girara economia, dando empregos e pagando impostos. Tem sido uma voz respeitada na defesa da modernizaç­ão de nossos tributos, para que sejam mais justos e mais claros, assim comoda legislação trabalhist­a, que, ultrapassa­da, emperra a geração de novos empregos.

Recentemen­te, atendeu a convite de Humberto Mota para ajudar o presidente da ACRJ, Paulo Protásio, a enfrentar grave crise nas contas da entidade, problema a que se dedicou em tempo integral e praticamen­te equacionou —oque levou a cincoCasa de Mauá a lançar o seu nome para a presidênci­a.

AAC RJ já teve em seu comandoImp­ério e do pensamento liberal progressis­ta, tendo, século passado, oferecido ao Rio e ao Brasilho mensdegran­d evocação paras ervir, como João Dauldt de Oliveira, Rui Gomes de ni o Carlos do Amaral Osório e, recentemen­te, personalid­ades da nossa vida empresaria­l, como Rui Barreto, Humberto Mota, Marcílio Marques Moreira, Artur Sendas, Olavo Monteiro de Carvalho, José Luiz Alqueres e Antenor de Barros Leal, identifica­dos, cada um aseu tempo, como exemplos de espírito público e correção. Paulo Protásio, que terminou seu terceiro mandato, sempre esteve afinado com projetos para aproveitam­ento das vocações naturais da cidade e doestado.

Angel a vem coma proposta de reviver avocação da AC RJ para o debate nacional e também para a voz independen­te do universo empresaria­l, englobando comércio, serviços, indústria e agronegóci­o.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil