O Dia

Licença-paternidad­e de 20 dias para servidores

- Renato Cinco Vereador pelo Psol

Servidores municipais do Rio agora possuem o direitoa 20 dias de licença-paternidad­e.A iniciativa foi proposta pelo nosso mandato e aprovadape­la Câmara Municipal em 23 de maio. O projeto inicial previa um período de 30 dias, mas abancada do governo Crivell ano Parlamento conseguiu aprovar emen dacoma redução.

Iniciativa semelhante já foi aprovada para servidores estaduais e do Município de Niterói (todas por iniciativa de parlamenta­res do Psol). As mudanças que beneficiam trabalhado­res da CLT precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

Não se deve entendera ampliação da licença-paternidad­e como um período de descanso para opai. A criação dos filhos deve ser responsabi­lidade tanto do homem quanto da mulher e, nos primeiros dias de vida do bebê, essa parceria torna-se ainda mais importante. Uma divisão mais igualitári­a das tarefas de c ui dadoéfund amental paraincent­ivar um anova visão do papel do homem na família.

O fato de a alimentaçã­o de um recém-nascido ser, na maioria dos casos, função exclusiva da mãe não elimina o trabalho dopai. Nãoéra roque nestes primeiros dias a mãe ainda se encontre debilitada por contado parto (principalm­ente nos casos de cesárea), precisando de ajuda até para tarefas simples, como levantar da cama.

Coma ampliação desta licença,também buscamos a construção de um melhor vínculo afetivo dopa icomonovo filho. A parceria pai e mãe nos primeiros banhos ou trocas de fralda pode parecer algo banal, mas carrega um forte apelo sentimenta­l, além de facilitar na adaptação da rotina do casal com achegada de um novo integrante da família.

Cabed estacara quique a proposta aindaé tímida quando comparada com outros países. A Noruega oferece 112 dias, a Eslovênia ,90, e a Suécia ,70. O número de países que concedem a licença-paternidad­e aumentou de 41 para 79, entre 1994 e 2013, de acordo dados da OIT de 2014. Em 90% deles, a licença é remunerada.

A maior participaç­ão do pai na educação dos filhos segue como desafio para as próximas gerações e não deve se limitar apenas aos primeiros dias de vida da criança. O ideal é que seja, para ambos, um projeto de vida de longo prazo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil