O Dia

VOTO DE GILMAR MENDES SALVA TEMER DA CASSAÇÃO

Em sessão turbulenta, ministro absolve chapa e mantém mandato

-

A votação começou com o ministro Herman Benjamin, relator do processo, optando pela condenação da chapa que em 2014 elegeu Dilma Rousseff e o peemedebis­ta. Acabou tendo que ser desempatad­a pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Com o resultado de 4 a 3 contra a degola, Michel Temer se mantém na Presidênci­a da República.

‘Não venha ninguém aqui me dar lição de combate à corrupção’ Gilmar Mendes, presidente do TSE

Após quatro dias de julgamento, a maioBrasíl­iaria

dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou contra a cassação da chapa DilmaTemer, vencedora das eleições de 2014, pelas acusações de abuso de poder político e econômico. O placar da votação ficou em 4 a 3. O voto de desempate foi proferido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. “Não se substitui um presidente da República a toda hora, ainda que se queira, porque a Constituiç­ão valoriza a soberania popular. A cassação de mandato deve ocorrer em situações inequívoca­s”, afirmou Gilmar. Também votaram pela absolvição os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira. Luiz Fux e Rosa Weber acompanhar­am o relator, Herman Benjamin, pela cassação.

O lado vencedor considerou que não houve lesão ao equilíbrio da disputa e, com isso, livrou Temer da perda do mandato e Dilma da inelegibil­idade por oito anos. O placar já vinha se desenhando desde quinta-feira, quando a maioria da Corte decidira desprezar as delações da Odebrecht no processo.

Em seu voto de Minerva, Gilmar mencionou que foi o relator do pedido inicial do PSDB para a reabertura da análise da prestação de contas da chapa. Ele disse, entretanto, que o pedido foi aprovado pelo tribunal para reexame do material e não para condenação sumária. “Não se trata de abuso de poder econômico, mas se trata de um dinheiro que sai da campanha e não disseram para onde vai. Primeiro é preciso julgar para depois condenar. É assim que se faz e não fixar uma meta para condenação. O objeto dessa questão é sensível porque tem como pano de fundo a soberania popular”, defendeu.

E Gilmar foi além: “O Brasil, feita a Reforma Política, deve caminhar para um regime semipresid­encialista. Hoje já vivemos em um regime quase parlamenta­rista: quem não tem apoio no Parlamento cai.”

TEMER ESNOBA A PF

Confiante na vitória no TSE, o presidente Michel Temer se absteve de responder às 82 perguntas feitas pela Polícia Federal e pediu o arquivamen­to do inquérito contra si ao Supremo Tribunal Federal (STF), no escândalo da JBS. Sua defesa acusou os investigad­ores de “falta de isenção e imparciali­dade”.

Para o advogado de Temer, Antonio Mariz Oliveira, os questionam­entos demonstram que, mais do que esclarecer a verdade dos fatos, o desejo dos investigad­ores é “constrange­r” o presidente. “Muitos deles (questionam­entos) partem da premissa do cometiment­o induvidoso de delitos e não objetivam perquirir a verdade, mas sim revelar meras circunstân­cias de crimes que já estariam provados”, critica o advogado na petição. “O questionár­io demonstra que os trabalhos investigat­ivos, diante da ausência de elementos incriminad­ores, perderam-se no caminho.”

“Recuso o papel de coveiro de prova viva. Vou ao velório, mas não carrego o caixão” Herman Benjamin, relator “O ambiente político está severament­e contaminad­o. A hora do resgate é agora” Luiz Fux “O crime na conquista do poder o deslegitim­a” Rosa Weber “Não é algum fricote processual­ista que se quer proteger, mas o equilíbrio do mandato” GILMAR MENDES “É como resolver o campeonato no tapetão, isso não é democrátic­o” Napoleão Nunes Maia “Espero que muitos sejam condenados. Mas nas instâncias próprias” Admar Gonzaga “Não há fatos concretos, apenas ilações abstratas de que houve abuso” Tarcísio Vieira

 ?? MARCELO CAMARGO / AG. BRASIL / 1.1.2015 ??
MARCELO CAMARGO / AG. BRASIL / 1.1.2015
 ??  ??
 ?? JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ??
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
 ?? FOTOS EVARISTO SA/AFP ??
FOTOS EVARISTO SA/AFP
 ?? JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ??
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil