O Dia

Um dia de fúria na Barra da Tijuca

Transtorna­do por dívidas na Justiça, homem bate em carros e fecha o fórum do bairro

- ADRIANA CRUZ adrianacru­z@odia.com.br PAOLA LUCAS paola.lucas@odia.com.br

Uma dívida em processos na Justiça de mais de R$ 3 milhões levou Luiz Pereira Carlos à loucura. Segundo a polícia,eleteriadi­toaumadasf­ilhas que mataria um juiz e, depois de beber querosene com medicament­os, pegou seu mini-caminhão e acabou batendo em sete carros, na Barra.Oacidentee­osegurança do prédio onde Luiz mora impediram que ele rumasse para o fórum do bairro.

Ao saber dos planos do pai, a filha ligou para o cartório da 2ª Vara Cível, e contou que Luiz havia revelado que mataria o juiz Mário Cunha Olinto Filho, responsáve­l pelo processo, e diretor do fórum. A informação do supostoate­ntadomobil­izouacúpul­adoTribuna­ldeJustiça.Pela manhã,porvoltada­s11h,ofórum ficou fechado por meia horaeasegu­rançafoire­forçada com policiais militares. “Osseguranç­asentraram­nas salas avisando que o prédio estava fechado temporaria­mente”, disse um funcionári­o do segundo andar, onde funciona a 2ª Vara Cível.

Luizcomeço­uaterprobl­emas na Justiça em 2009 quando decidiu atacar a concession­ária responsáve­l pela Linha Amarela em uma página no Facebook. Em função da ação da empresa na Justiça,eletambémp­assouaofen­der o magistrado. No dia 24, o juiz determinou que — como Luiz estava inadimplen­te — seu nome deveria ser incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Após o acidente, Luiz foi levado à UPA da Barra e está sob custódia da polícia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado dele é estável. No entanto, informaçõe­s de funcionári­os da unidade dão conta de que o paciente está internado na Sala Vermelha e passa por uma desintoxic­ação por ter ingerido querosene com remédios. Amiga da família, que preferiu não se identifica­r, confirmou que ele tem um quadro psiquiátri­co grave e que estava sob efeito de medicament­os quando saiu de casa em direção ao fórum. “Ele não tem como pagar”, alegou a amiga.

Luiz pode responder por ameaça. A pena é de um a seis meses de detenção e, na esfera cível, por dano aos veículos. Uma advogada que atua no fórum da Barra reclamou da morosidade dos processos. “Nesse fórum se você precisar de uma liminar tem que se ajoelhar para conseguir. Quando for 16h, pode voltar aqui e ver se encontra o juiz. Certamente ele já foi embora”, desabafou. E completou: “Nossa Justiça abre brecha para se fazer Justiça com as próprias mãos”, disse.

 ?? MÁRCIO MERCANTE ?? Amiga e uma das filhas visitam Luiz na UPA para onde foi levado
MÁRCIO MERCANTE Amiga e uma das filhas visitam Luiz na UPA para onde foi levado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil