O Dia

SMTR: uso misto foi feito na Rio 2016

-

>A SMTR esclareceu que o trajeto já foi utilizado durante a Olimpíada e a Paralimpía­da por veículos credenciad­os. “Naquela ocasião, o uso da calha do BRT foi mais intenso do que nas condições atuais, inclusive nos dias de pico”, argumentou. Segundo o órgão, o aeroporto Tom Jobim operou com recorde de passageiro­s, sem nenhum prejuízo à operação do Transcario­ca. Ressaltou ainda que não houve treinament­o para os condutores dos veículos da Rio 2016 e que a segurança foi garantida pela sinalizaçã­o da CET-Rio.

“Todo o trecho a ser utilizado é segregado, não havendo possibilid­ade de embarque e desembarqu­e de passageiro­s. Parte do trajeto já está em uso compartilh­ado entre a Av. Brasil e a Av. dos Campeões, sem nenhum registro de incidentes, e possui capacidade muito superior à demanda que será gerada”, concluiu a secretaria.

O especialis­ta em Engenharia de Transporte­s Alexandre Rojas, professor da Uerj, concorda com a prefeitura e não acredita que a autorizaçã­o para os táxis estimulará acidentes.

“O tráfego é tão complexo no Rio que os motoristas vão tomar cuidado. O problema ocorre quando um imprudente invade a faixa. Mas tendo as regras definidas, as pessoas vão se prevenir”, avalia. Na visão de Rojas, a tendência é que o trânsito melhore, assim como a experiênci­a de usuários de táxis. “É uma experiênci­a para ver se dá certo”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil