O Dia

A primeira derrota

Tite sofre revés, mas vê o Brasil dominar a Argentina

- Melbourne,

Austrália erder nunca é bom, mas existem derrotas que, mesmo não sendo bem- vindas, permitem que se ti- rem conclusões e se obtenha algum aprendizad­o para que erros não se repitam. O revés do Brasil para a Argentina, por 1 a 0, ontem, no Cricket Ground Stadium, foi o primei- ro de Tite como técnico da Se- leção após nove vitórias segui- das. Saber assimilar esse inédito tropeço é o primeiro passo.

Mas o gol de Mercado, aos 44 minutos do primeiro tempo, após falha do sistema defensivo brasileiro, também leva a outras reflexões. Mesmo sem Daniel Alves, Marcelo, Casemiro e Neymar, a Seleção, após um primeiro tempo equilibrad­o, dominou um ri- val de peso. Caiu de pé, com o habitual controle de bola em um duelo pegado, corrido, cheio de rivalidade.

Os hermanos, motivados pela estreia do técnico Jorge Sampaoli, mas com Messi no- vamente apagado, contaram com a visão de jogo de Di Ma- ría, que ditou o ritmo e ainda acertou uma bola no traves- são. Na segunda etapa, quem deu as cartas foi o Brasil, que criou boas chances — uma delas incrível, batendo na trave, literalmen­te, em duas finali- zações seguidas, de Gabriel Je- sus e Willian, aos 17 minutos.

Tite mexeu na formação ini- cial e o Brasil não perdeu o rit- mo. A Argentina manteve a aplicação tática e conteve as investidas de Willian, Coutinho & Cia. Um belo jogo, no qual o placar mais justo seria o empate. Mas quem disse que há justiça no futebol? Ao menos o Brasil mostrou sua força e que a derrota faz parte do jogo.

A corrigir, a fome de gol, a maior busca pela meta adversária, como bem identifico­u o técnico Tite após o jogo. “Tem que botar o goleiro para trabalhar. Vamos treinar para ter mais precisão nas finalizaçõ­es e acertar o gol. Se o Romero tivesse feito três ou quatro grandes defesas, eu estaria tranquilo. Mas faltou isso”, admitiu o treinador.

Há tempo — e tranquilid­ade — para a correção dos erros na Seleção, líder do ranking da Fifa e já classifica­da para a Copa do Mundo de 2018. A começar no amistoso de terça-feira, com a Austrália, outra vez em Melbourne.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil