O Dia

PSDB: A HORA DO DESEMBARQU­E

- PAULO CAPPELLI

É consenso no PSDB que o partido precisa desembarca­r do governo de Michel Temer antes de 2018. Em reunião amanhã o partido discutirá apenas a data para que seja feito o anúncio oficial da ruptura. E é aí que está o ‘x’ da questão: 20 deputados federais são a favor da cisão imediata; outros 20 acreditam que isso deve ocorrer apenas após o procurador-geral, Rodrigo Janot, apresentar denúncia contra o presidente; e seis estão em cima do muro.

No Senado, cinco tucanos são a favor de que o desembarqu­e seja feito o quanto antes; outros cinco avaliam que agora não é o melhor momento. A bancada é composta originalme­nte por 11 parlamenta­res, mas Aécio Neves se encontra afastado após a delação da JBS.

A palavra é: segurança

Sobre a pré-candidatur­a de Eduardo Paes ao governo do estado ano que vem, aliados avaliam: o enfoque da campanha deve ser 80% voltado para a Segurança Pública. No mais, é se defender das críticas em relação ao PMDBeà proximidad­e com Sérgio Cabral e com o combalido governo estadual.

Filho bonito

Deputados estaduais de partidos de oposição, como Psol, PSDB e PT, ficaram uma fera com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais. É que o Muspe divulgou nas redes sociais que a aprovação da emenda que garantiu benefícios como triênio e licença-prêmio fora fruto dearticula­ção da entidade.

Exigência a Crivella

A vereadora Rosa Fernandes( P MD B ), que integra aba sedo prefeito Marcelo Crivel la( PRB),estáretic ente quantoà votação do aumento de IPTU. Diz que“só começa apensar no assunto” se a prefeitura isentar conjuntos habitacion­ais populares e imóveis de bairros da Zona Norte cujo valor venal sejainferi­or aR $60 mil( cerca deR$360milemv alores comerciais de hoje ).

Meio Ambiente

Um bilhão de litros de chorume( líquido poluente ques e forma em lixões) são jogados nos solos, rios emares do Brasil: o equivalent­e a 320 piscinas olímpicas. De acordo com Márcio Matheus,p residente do Sindica todas Empresas de Limpeza Urbana, a situação deves e agravar se a Câmara dos Deputados prorrogar, para 2021, o prazo para erradicaçã­o dos lixões.

Sustentabi­lidade

Pesquisa feita pela ESPM com jovens entre 20 e 35 anos mostra que, para eles, o conceito de sustentabi­lidade é “desenvolve­r hábitos de consumo mais consciente­s”. Mas 51% dos entrevista­dos disseram que jamais deixaram de consumir produtos pelo fato de uma marca não adotar boas práticas ambientais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil