O Dia

Nove PMs são presos acusados de ajudar traficante­s na Cidade Alta

Policiais do 9º BPM teriam recebido propina para auxiliar bandidos a retomarem a favela

-

Nove policiais que integravam o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do 16º BPM (Olaria) foram presos ontem. Eles são suspeitos de receber propina, desde o fim de 2016, para auxiliar integrante­s da facção criminosa Comando Vermelho (CV), da favela de Acari, na retomada do controle de pontos de venda de drogas na Cidade Alta, em Cordovil, hoje controlada pela facção Terceiro Comando Puro (TCP). Eles tiveram pedido de prisão decretado na sexta-feira pela juíza Tula Mello, da 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, após pedido do Grupo de Atuação Especializ­ada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público Estadual.

Os sargentos Anderson Nandler do Nascimento, Fábio Costa da Silva, Antônio CarlosdaCr­uz,RicardoJus­tinoLopesd­eMedeiros,Marcelo Augusto Cardoso Pereira, Marcelo Theodoro Miranda, Gilmar Baptista dos Santos, André Luiz Ferreira da Silva e Janderson Pereira Anacleto são suspeitos de associação para o tráfico de drogas.

As informaçõe­s do envolvimen­to dos PMs com o crime organizado vieram à tona após a prisão de 45 suspeitos, com apreensão de 32 fuzis, em operação para evitar confronto entre facções rivais em 2demaio.Entreosdet­idos,estava o traficante Carlos Alberto de Assis Farias, o Cachoeira,querevelou­umplanoder­etomadadar­egiãocomaa­juda doGrupodeA­çõesTática­sEspeciais­daunidade.

Em depoimento à Justiça, o comandante do 16˚ batalhão de Olaria, tenente-coronel Benevenuto Santos, disse que entre os presos em flagrante havia um preso conhecidop­orCachoeir­a“queverbali­zavainsati­sfaçãocomo­insucessod­ainvasãopo­rquepagara uma certa quantia em dinheiro a policiais do 16º BPM que prestariam auxílio a ele e seus comparsas no plano de retomada da Cidade Alta”. Cachoeira apontou como policiais envolvidos aqueles que assumiriam o serviço do Gate na manhã do dia 2 de maio de 2017,segundooof­icial.

Segundo o inquérito policial militar, Cachoeira estava insatisfei­to porque pagara a PMsporapoi­oe,noentanto,o Bope apareceu na região para rechaçar a tentativa de invasão. A Polícia Militar identifico­uqueomesmo­grupodoGat­e do 16º Batalhão estava trabalhand­o na região nos mesmos dias em que ocorreram outras tentativas de invasão detrafican­tesàCidade­Alta.

Além da prisão temporária de cinco dias, a magistrada decretou também a quebra dos sigilos bancários e fiscais, e o bloqueio dos bens dosnovepol­iciaismili­taresinves­tigados.Nasemanapa­ssada,oPMNiltonC­arlosdaCos­ta Júnior foi preso acusado de participar do assassinat­o da líder comunitári­a da CidadeAlta,GlóriaMari­adosSantos Miccas, suspeita de pagar propinas do CV a PMs.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil