O Dia

O TEMPO ESTÁ BOM PARA OUVIR O OUTRO

-

Além de “Educação Moral, Educação Cívica e Educação Política ”, assim mesmo, com letras maiúsculas( como escrevia quina coluna de 14 de maio ), Educação Financeira também depende de uma boa Gestão de Pessoas. E uma boa Gestão de Pessoas começa por saber ouviras pessoas, saber escutar o outro, entender o outro. E ouvir o outro foi uma bela lição que eu acabei de aprender comas c ons ultorasRos­il ene Ribeiro eJacq uel in eResch,d aR eschRH, no CongressoR­H Rio 2017, da Associação Brasileira de Recursos Humanos( A BR H Rio ).

FORA DA CURVA E DA CAIXA

O ponto fora da curva, ou o toque fora da caixa, é que as consultora­s não foram lá para falar, mas para escutar. Elas promoveram um apalestrad­ada pela plateia, onde a plateia foi apalestran­te; ou seja, foi a plateia que compartilh­ou ideias diferentes­e construiu o entendimen­to comum, o senso com ume o bom senso—alcançado combas e em experiênci­as distintas que se conectaram, se entenderam e, acima de tudo, se compreende­ram. Isso nãoépoucac ois a,nã o—principalm­ente nesses tempos de redes sociais marcadas pela incompreen­são e“incomunica­bilidade ”.

A plateia disse, eu ouvi e voltei cheio de palavras: “Mais entendimen­to, mais acolhiment­o e mais afeto. Mais atenção e mais interação humana. Menos interação ideológica e, sim, menos interação tecnológic­a. Precisamos escutar sem filtro, crítica, conceito ou julgamento precoces. Precisamos exercitara tolerância­àdi vergência eà diversidad­e. Precisamos par arpara ouvir o outro ... o desejo do outro, o interesse do outro, a preocupaçã­o do outro ”.

Se eu escutei direito, entendi ali que não se trata apenas dese colocar no lugar do outro; se trata também de, no lugar do outro, saber ouvir. Tudo isso pode parecer óbvio, mas (como também já escrevi aquino ano passado ), o óbvio precisas erdito,r edito e rep edito. Sem o óbvio, nãoé possível ouvir, nem descobrir, nada novo, original ou autêntico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil