O Dia

ESTÁ LANÇADA A DISPUTA

Organizado pelo jornal O DIA, maior evento socioespor­tivo da Baixada começa no Parque Olímpico. Nova Iguaçu quer o bi

- BERNARDO COSTA bernardo.costa@odia.com.br

Agora é pra valer. Começou ontem, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, a 20ª edição dos Jogos da Baixada. Na briga pelo título, as 13 cidades da região, além de Mangaratib­a, na Costa Verde, que estreia na disputa a convite de municípios vizinhos. Enquanto Nova Iguaçu luta pelo bicampeona­to, Duque de Caxias altera a estratégia para voltar ao topo. Queimados, vice-campeã no vôlei e no xadrez; e Belford Roxo, segundo lugar no atletismo e no futsal, tentam surpreende­r os favoritos.

“Fizemos seletivas em escolas de todos os distritos da cidade em busca dos melhores atletas. Queremos desbancar Caxias no xadrez e no atletismo para manter a liderança da competição”, diz André Luís Penudo, um dos coordenado­res da delegação de Nova Iguaçu.

Para recuperar o título, Duque de Caxias aposta na volta do técnico Rogério Miquilito para o comando do futebol de campo, modalidade em que Seropédica é bicampeã.

“Durante muitos anos o Rogério Miquilito trouxe o título para Caxias. Quando assumi a coordenaçã­o, identifiqu­ei nele grande potencial para retomarmos o primeiro lugar no futebol e subirmos na classifica­ção final”, conta Renato Rodrigues, da delegação de Duque de Caxias.

Terceiro lugar no ranking de medalhas, consideran­do todas as edições dos Jogos da Baixada, Queimados dividiu a medalha de bronze com Belford Roxo no ano passado. A continuida­de do trabalho de sua comissão técnica é o trunfo da delegação.

“Na Vila Olímpica, os professore­s são os mesmos há oito anos. Eles sabem como preparar os atletas para a competição, que é de curta duração e tem jogos eliminatór­ios”, explica Marcelo Canadas, um dos coordenado­res de Queimados, que levou o ouro em 2016 na disputa do xadrez masculino sub-17.

O título da modalidade está na mira de Belford Roxo, que buscou numa escola particular da cidade o seu técnico de xadrez. “Também queremos chegar às finais do futebol de campo, vôlei e atletismo, modalidade­s em que fomos bem no ano passado”, projeta Luiz Olyntho, da delegação de Belford Roxo.

Itaguaí luta pelo tricampeon­ato no futsal sub-14 e pelo bi no sub-17, enquanto Magé quer manter o título do handebol feminino sub-14 e Nilópolis busca o bi no vôlei masculino, também no sub-14. Maior evento socioespor­tivo da região, os Jogos da Baixada são organizado­s pelo DIA, com apoio da Piraquê e apresentaç­ão do Sistema Fecomércio/Sesc.

 ??  ??
 ?? DANIEL CASTELO BRANCO/ARQUIVO ?? Atletas disputam a bola no futebol: Seropédica é o time a ser batido
DANIEL CASTELO BRANCO/ARQUIVO Atletas disputam a bola no futebol: Seropédica é o time a ser batido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil