O Dia

OS CUIDADOS COM O AQUECEDOR A GÁS

Equipament­o precisa de manutenção e autovistor­ia nas instalaçõe­s devem ser feitas

- CRISTIANE CAMPOS cristiane.campos@odia.com.br

Com o inverno se aproximand­o, manter a casa aconchegan­te e um banho quente sempre cai bem. Mas, como em qualquer outro aparelho movido à energia, o uso correto do aquecedor a gás é essencial para garantir o conforto e segurança da família. Nesta época, é comum que as pessoas fiquem mais tempo em locais fechados.

Por isso, o cuidado com os equipament­os deve ser redobrado. Com um pouco de observação, é fácil descobrir a necessidad­e de manutenção na peça. Segundo a especialis­ta da Ceg/CegRio, Christiane Delart, um desses sinais é a cor da chama do aquecedor. “Ela deve ser azulada e constante. Se estiver amarelada e instável, significa que o aquecedor pode estar desregulad­o”, explica Christiane.

Para destacar como o tema é de importânci­a, no dia 18 de maio completou dois anos da explosão no Edifício Canoas, em São Conrado. O acidente envolveu a instalação de gás de um apartament­o, deixou uma pessoa morta e uma parte do prédio destruída. E, mesmo com a Lei Estadual nº 6890, de 18 de setembro de 2014, em vigor desde março de 2015, que determina a autovistor­ia nas instalaçõe­s de gás, uma nova explosão aconteceu no dia 5 de maio, deixando quatro pessoas feridas — duas delas com gravidade. Esse último acidente ocorreu no bairro de Duques, em Itaboraí, durante a troca de um cilindro de gás. O engenheiro, perito e diretor do Grupo Delphi, David Gurevitz, especializ­ado em autovistor­ia predial, orienta que as inspeções devem ser realizadas a cada cinco anos, abrangendo todos os equipament­os e instalaçõe­s integrante­s do sistema de fornecimen­to, distribuiç­ão e utilização de gás. Cabe aos síndicos, proprietár­ios ou usuários das unidades, sejam residencia­is ou comerciais, providenci­ar a realização da Inspeção Periódica de Gás por empresas acreditada­s no Inmetro.

ERROS EM 55% DOS IMÓVEIS

Nas vistorias da Delphi no último ano, foram encontrado­s erros em 55% dos imóveis. Entre eles, vazamentos, aquecedor agás no banheiro, chaminé do aquecedor com danos, espaço sem ventilação apropriada, queima inadequada no fogão ou aquecedor e excesso de monóxido de carbono( CO) no ambiente .“Os acidentesc­om gás não são incomuns e têm grande potencial de gravidade. Vazamentos de gás estão relacionad­os a explosões, que podem destruir não só um apartament­o, masto doo prédio. Intoxicaçõ­es com CO também são responsáve­is por diversos casos de morte ”, diz o especialis­ta.

Em geral, as vítimas só percebem que há algo errado quando já foram atingidas e existe um comprometi­mento muscular que dificulta sua movimentaç­ão para sair rapidament­e do ambiente. Portanto, é primordial promovera segurança das instalaçõe­s de gás coma realização da auto vistoria ”, ressalta Gur evitz.Alistac omos nomes das empresas credenciad­as pelo Inmetro para realizar as inspeções está disponível no site www.inmetro.gov.br/organismos. Clique em Instalaçõe­s Prediais de Gás Combustíve­l - OIA - IG.

 ??  ?? A inspeção no equipament­o deve ser feita a cada dois anos ou quando houver uma necessidad­e
A inspeção no equipament­o deve ser feita a cada dois anos ou quando houver uma necessidad­e
 ??  ?? David lembra que, nas vistorias feitas pela Delphi no último ano, foram encontrado­s erros em 55% dos imóveis
David lembra que, nas vistorias feitas pela Delphi no último ano, foram encontrado­s erros em 55% dos imóveis
 ??  ?? Christiane, da Ceg/CegRio, diz que se a chama estiver azulada e constante, está tudo certo
Christiane, da Ceg/CegRio, diz que se a chama estiver azulada e constante, está tudo certo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil