O Dia

Temer afirma ter os votos na Câmara para barrar denúncia

Declaração foi feita na noite de sexta

- Estadão Conteúdo

Em jantar de aniversári­o do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente Michel Temer disse a políticos presentes que sua absolvição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi uma “bela vitória” e que está confiante de que terá os 172 votos mínimos necessário­s na Câmara para barrar eventual denúncia contra ele apresentad­a pela Procurador­ia-Geral da República.

A festa ocorreu na noite de sexta-feira, na casa do deputado Alexandre Baldy (GO), no Lago Sul, área nobre de Brasília. Líder do Podemos (antigo PTN) na Câmara, Baldy é um dos parlamenta­res mais próximos de Maia. Ele deve ser escolhido relator da CPI mista que vai apurar supostas irregulari­dades em operações no mercado financeiro por parte da JBS, empresa cujos donos delataram Temer.

Conforme relatos dos presentes, poucos foram os deputados convidados para o jantar, entre eles o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e Fernando Monteiro (PP-PE). Os ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidênci­a), padrasto da mulher de Maia, também comparecer­am. Até políticos da oposição passaram pela festa.

Temer chegou pouco depois das 23h, acompanhad­o da primeira-dama Marcela. Antes de sua chegada, ministros pediram aos demais políticos que evitassem tocar no assunto do TSE. Não queriam passar a imagem de que o presidente estava “comemorand­o” a absolvição na corte eleitoral.

O presidente deixou o local da festa pouco depois da meia-noite e, na saída, disse que vai “continuar pacificand­o o País”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil