O Dia

O Judiciário no protagonis­mo

- Marcos Espínola Advogado criminalis­ta

OEstado é constituíd­o por três poderes, que são o Executivo, Legislativ­o e Judiciário. Estrutura criada pelo pensador francês Montesquie­u e que passou a caracteriz­ara República, tal como prevalece no Brasil. Curiosamen­te, hoje, num contexto conturbado devidoàenx urrada de denúncias de esquemas de corrupção, envolvendo aclassepol­ítica, cabe ao Judiciário dar conta de uma crise sempre cedentes, que envolve não só o cresciment­o danação, mas, aci made tudo, a perda de credibilid­ade tanto no ambiente interno quanto no cenário internacio­nal. Resgatara ética e amor aldo Brasil passou a ser desafio do Judiciário, que precisa ser independen­teem suas análises e decisões.

A responsabi­lidade do Judiciário ultrapassa a seara jurídica, pois, efetivamen­te, coube a ele julgar fatos que comprovam a institucio­nalização da corrupção, na qual políticos e empresário­s promoveram o enriquecim­ento desacerbad­o de grupos específico­s em detrimento do cresciment­o coletivo. Um teste de fogo par ajuízes e ministros que devem aplicara lei imparcialm­ente em alguns réus que foram responsáve­is por sua indicação.

Em verdade, nuncas e viu o Judiciário comum protagonis­mo tão evidente, numa postura de igualdade ou até superior em relação aos demais poderes. E, embora haja muita discussão sobre esse fato, pois para alguns especialis­tas essa posição é perigosa, ofa toé que o destino do país tem passado muito pelos tribunais, e cabe aos juízes total isenção para que os resultados sejam os mais assertivos possíveis, combas ena lei que deve ser soberana, independen­te da procedênci­a do réu.

Vivemos momentos históricos, no qual até a chapa vitoriosa no pleito democrátic­o foi parar no Tribunal. Indício (se não evidência) de que muitos dos que clamaram por democracia não souberam tratá-la com respeito. Não resistiram­à sedução do poder nemàcob içado dinheiro, criando outra ditadura, com esquemas, desvios e negociatas.

O Brasil agoniza e, hoje, o único filete de oxigênio vem do Judiciário, quete ma grande oportunida­de de firmar sua importânci­a republican­a, promovendo a justiça, doa a quem doer. O desejo équenes te momentos e reflita sobre mudanças na Justiça e, quem sabe, assim, uniformeme­nte os três poderespos­samr ecolocar o país de volta ao rumo certo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil