O Dia

FUNCIONALI­SMO DO TRE-RJ PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA

-

O Sindica todos Servidores das Justiças Federais no Estado do R iode Janeiro( Sisej uf e) articula a realização de audiências­públicas na Alerje no Senado par atentar barrara extinção de zonas eleitorais no país. O cor tedas unidades foi determinad­o pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que alegou que medida vai resultar em economia de R $13 milhões por ano. Inicialmen­te serão afetadas 72 unida desem todo o Brasil.

O sindicato aponta, porém, um impacto maior com ou trasportar­ias do tribunal.E, no Estado do Rio, a previsão é de fechamento de 112 zonas eleitorais, sendo 48 só na capital.

A entidade critica a medida, argumentan­do que, além de impactar avida dos servidores, prejudica a democracia do pais, já que afetará a fiscalizaç­ão, principalm­ente no interior. Na última segunda feira, os servidores da Justiça Federal no estado fizeram paralisaçã­o. Agora, coma ideia de realizara udiênciasp­úb licas, o sindicato busc acha marmais atenção da população.

Diretora do Sisejufe e servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, Fernanda Lauria se reuniu como deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, na semana passada, e solicitou a convocação­da audiência. A entidade também conversou com o senador Paulo Paim (PT-RS), vice-presidente da Comissão de Direitos HumanosdoS­enado.

“Procuramos a Comissão de Direitos Humanos da Alerj e do Senado pela questão doa cessoà Justiça edag ar anti aà democracia. Se essa medida realmente avançar, o interior (do Rio) se tornará curral eleitoral”, declarou a sindicalis­ta. “Se as resoluções (do TSE) não forem barradas, mil zonas eleitorais do país serão afetadas”, completou.

À coluna, Freixo confirmou a intenção de convocara reunião e disseque, apesar de ser uma decisão da esfera federal, interferen­o processo eleitoral do Rio. “O Sisejufe trouxe essa demanda, que é muito importante. A decisão trazc ons equênciasà democracia­no estado. O Rio é um lugar com milícia, com grupos criminosos que dominam território­s e interferem no processo eleitoral ”, exclamou o deputado, que quer convidar parlamenta­res federais do Ri opara a audiência. Ai deiaé que, em Brasília, eles articulem para reverte ressa medida.

Aexpec ta tivaéd eque a reunião na Assembleia ocorra ainda este mês.

Funcionali­smo cruzou os braços na segunda-feira passada e, agora, lança mão de outras medidas

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil