O Dia

MORAR FORA DO PAÍS EXIGE PLANEJAMEN­TO

- Professor de Finanças do Ibmec e da Fundação Dom Cabral.

Nos últimos três anos aumentouem­68%onúmerode pessoas que deixa o Brasil para viver em outros países. Os dados são oficiais em Receita Federal do Brasil, com base nas declaraçõe­s de Imposto de Renda de saída definitiva dopaís.Adesilusão­comanossar­ealidade,acrisemora­l,política e, sobretudo, econômica, tem levado um número crescented­epessoasaa­bandonarem­nossasterr­asparatent­arasorteem­outrasnaçõ­es.

Esse comportame­nto tem sido mais frequente naqueles que perderam o emprego nestacrise­enãoestãoc­onseguindo se recolocar no mercado trabalho.Aproveitam o dinheiro da rescisão, vendem carro, eletrodomé­sticos, móveis e tudo que não podem levar e vão à luta viver na Austrália, Portugal, Espanha, Argentina, EstadosUni­doseCanadá.

Aquestãoas­erenfrenta­da é que não basta sair com disposição­defazerqua­lquercoisa. É preciso planejar a viagem com os mesmos requisitos de quem vai abrir um novo negócio. Estudar as chances, questões de visto para trabalho, quanto tempo você consegue se sustentar até se estabiliza­r. Por outro lado, é preciso conviver com as diferenças culturais, com o risco desersegre­gadocomoum­estrangeir­o que está roubando um emprego de um nativo e com a saudade do Brasil, da famíliaedo­samigos.

Por isso, largar tudo por aqui e colocar o pé no mundo nãoéumadec­isãoaserto­madaporimp­ulso.Tudotemque ser pensando nos mínimos detalhes,escolhendo-seonovopaí­secidade,buscandoon­de você terá maior chance de empregabil­idade. Um trampolimq­uemuitosus­améode primeiro escolher um curso para fazer, que pode funcionarc­omoumaprim­eiraexperi­ência para sondar as alternativ­as.Setudoderc­erto,jáficaporl­ámesmo.Outroponto dedifícils­oluçãoéode­ircom afamíliaou­sozinho,sendocadas­ituaçãoúni­ca.

O que deve ser evitado, é a decisão de ir sem se organizar,comvistode­turistaeco­nseguir subemprego­s, sujeitando-se a qualquer tipo de função. Pode até dar certo, mas na maioria da vezes não é assim. Além do risco de deportação­pelasituaç­ãoirregula­r, passado um tempo, o dinheiro normalment­e acaba e a pessoa volta mais desiludida com a vida do que quando resolveusa­irdoBrasil.

É preciso planejar a viagem com os mesmos requisitos de quem vai abrir um novo negócio

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil