O Dia

RICKSON MORAES, ortopedist­a

-

O entrevista­do de hoje conseguiu unir duas paixões em apenas uma profissão: esporte e medicina. A coluna conversa com o Dr. Rickson Moraes, de uma família de feras nas artes marciais, se dedica a cuidar da saúde de craques do UFC.

Fale sobre o trabalho?

Venho de uma família entusiasta das artes marciais. Além de meu pai, José Moraes, faixa vermelha e branca de jiu-jitsu, somos seis faixas-pretas na família. Tive o prazer de competir pelo esporte até o fim da década de 90, quando a vocação pela medicina falou mais alto e acabei me retirando das competiçõe­s. Durante a graduação na UFRJ, surgiu o desejo de conciliar minhas duas paixões (o esporte e a medicina), optei pela carreira ortopédica. Comecei a tratar das lesões traumato-ortopédica­s de diversos atletas de alto rendimento, com destaque especial para ex-adversário­s e colegas de treinos da época em que competia no jiu-jitsu. Muitos migraram para as marciais mistas, em especial para o UFC. Os procedimen­tos mais modernos? Nos últimos anos houve um desenvolvi­mento grande das cirurgias minimament­e invasivas para a articulaçã­o do ombro, com destaque especial para as cirurgias realizadas através de videoartro­scopia, o que vem populariza­ndo muito este método. Qual o futuro da medicina na área? A ortopedia vem passando por uma revolução no que concerne ao uso de novas tecnologia­s. Cirurgias navegadas, com auxílio de robôs, com moldes de fraturas realizadas em 3D, uso de hologramas durante as cirurgias. Tudo isso já está começando a ser utilizado e, com certeza, vai se difundir ainda mais em um futuro próximo.

Que conselhos daria para as pessoas que querem ser saudáveis?

O binômio prática de atividades físicas moderadas mais alimentaçã­o equilibrad­a e sem exageros continua sendo a chave para uma vida saudável.

 ?? REPRODUÇÃO DA INTERNET ??
REPRODUÇÃO DA INTERNET

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil