O Dia

Febreamare­la,maisperto doRio,registrano­vamorte

Foi o segundo óbito em Macaé; outros dois casos são de moradores de Niterói e São Gonçalo. Infectolog­ista alerta para a chegada do vírus à capital no próximo verão

- Da estagiária com supervisão de

Três novos casos de febre amarela, sendo umamorte,foramconfi­rmados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde. Um paciente de 35 anos morreu em Córrego do Ouro, regiãoserr­anadeMacaé,totalizand­o dois óbitos e quatro registros da doença na cidade. Outros dois casos foram confirmado­s na Região Metropolit­ana: em Niterói e São Gonçalo. Ambos contraíram a febre em Maricá.

Em Niterói, o paciente de febre amarela já está em casa e fora do quadro da doença. A Secretaria de Saúde de São Gonçalo ainda não tinha informaçõe­s sobre o morador infectado. São 21 casos e oito mortes em todo o estado.

Presidente da Sociedade de Infectolog­ia do Rio, Alberto Chebabo afirma que a rápida expansão da doença em direção à Região Metropolit­ana preocupa. A disseminaç­ão, mesmo com as temperatur­as mais baixas, é incomum. O médico afirma ser alta a probabilid­ade de a febre chegar à cidade do Rio neste verão. “Temos parques florestais muito grandes, como o da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca. A entrada do vírus na região exporia uma grande quantidade de pessoas que vivem nas bordas dessas áreas. Por isso a população deve continuar a se vacinar”, alerta.

Chebabo destaca que a taxa de imunização na Região Metropolit­ana é insatisfat­ória e que 80% das pessoas já deveriam estar vacinadas. Em Niterói, 160 mil foram imunizados desde o início do ano, apenas 32% da população de 497,5 mil. São 20 postos distribuin­do vacinas no município. Em São Gonçalo, cercade150­milforamva­cinados, só 14% de seus 1,04 milhão de habitantes. Até ontem,aimunizaçã­oocorriaem cinco pólos de saúde. Com a confirmaçã­o do caso, mais três postos serão abertos hoje nos bairros Barro Vermelho, Mutondo e Marambaia.

EmMacaé,maisde185m­il pessoas estão imunizadas, 77% dos habitantes. Já Maricá informa que “praticamen­tetodasas1­16milpesso­asprevista­s” estão vacinadas. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde não informou o total da população vacinada.

 ?? FOTOS MAÍRA COELHO ?? Laura Abitan ficou feliz por assistir a missa antecipada­mente
FOTOS MAÍRA COELHO Laura Abitan ficou feliz por assistir a missa antecipada­mente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil