O Dia

Livre expressão e responsabi­lidade de conteúdo

-

Recen temente, a imprensa divulgou a adoção de livro infantil distribuíd­o pelo governo para as escolas públicas de todo o país. A obra causou comoção geral na sociedade enos profission­ais da área de Educação, e o assunto ganhou destaque nas redes sociais. O livro ‘Enquanto o sono não vem’ apresenta o conto‘ Atriste história de Eredegalda’ e aborda o incesto. O texto conta a história de um rei que deseja se casar com umadas filhas. A jovem se recusa e, com ocas tigo,é trancada no alto da torre. Após ser torturada, se alimentand­o apenas de carne salgada e sem receber água por dias, aprincesa acaba morrendo.

“Isso é absurdo!”, deve estar pensando o caro leitor. Como um texto assim pode ser oferecido aos profission­ais de Educação para trabalhare­m com crianças entre 6 e 8 anos? Mas, pasmem! É real. E a questão fez surgir perguntas inevitávei­s que me tiraram o sono. O que leva um autor a escreve ruma obra sobre esse tema? Será que ele acredita que o ‘comportame­nto’ do rei, mencionado no livro, poderia, de algum aforma, acrescenta­r um valor positivo para as crianças?

Será que a editora, ao analisar a obra e aprovara publicação, em nenhum momento questionou o que esse texto poderia gerar na sociedade? Temos, sim, a livre expressão da arte e devemos respeitá-la, masnã opo demos nos eximirdare­spon sabilidade que nosso trabalho nos condiciona.

E quanto aos responsáve­is pelo programa de aquisição de livros para escolas públicas, oque terá motivado essas pessoas a optar pela aquisição de tal obra e distribuiç­ão para todo o Brasil?

São perguntas quem e incomodara­mmuito. Como mulher, que não tem filhos, mas tem dois sobrinhos sapecas e uma sobrinha linda, me preocupa a possibilid­adede o livro chegar às mãos deles e de tantas outras crianças. Como autora, me preocupa o conteúdo que nossos colegas de escrita estão disseminan­do às futuras gerações de leitores, e, como editora, me sinto triste pela falta de cuidado dos governante­s.

Por isso, é importante ficarmos alertas, pais e educadores. Fiquem atentos ao material que seus filhos estão recebendo. Não se descuidem, porque essaéu ma amostrado quanto nossas crianças estão vulnerávei­s.

 ??  ?? Catia Mourão Editora e autora de ‘Elos do Destino’ e da saga ‘Mais Além da Escuridão’
Catia Mourão Editora e autora de ‘Elos do Destino’ e da saga ‘Mais Além da Escuridão’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil