O Dia

Tucanos seguem no governo

Interesse de líderes como Alckmin e Aécio levam PSDB a decidir manter apoio a Temer

-

Sem grandes surpresas, o PSDB decidiu, em reunião da Executiva realizada em Brasília, na noite de ontem, ficar onde está — ou seja, os tucanos manterão os quatro ministério­s que ocupam no governo e seguirão apoiando Michel Temer no Congresso.

O partido, que esperou a decisão do TSE na semana passada, antes de firmar posição, se mantém em compasso de espera, agora em relação ao inquérito que será transforma­do, nos próximos dias, em denúncia da Procurador­ia Geral da República contra o presidente no Supremo Tribunal Federal.

Nos últimos dias, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente licenciado da legenda, Aécio Neves, trabalhara­m para que o partido se mantivesse na base.

Alckmin tem interesse em apoiar a manutenção de Temer na presidênci­a, em troca de um possível apoio à sua candidatur­a presidenci­al no ano que vem.

Na reunião, ele defendeu que o partido deveria observar o cenário político por mais tempo antes de uma decisão definitiva.

Já Aécio acredita que um desembarqu­e tucano do governo levaria o PMDB a trabalhar pela cassação de seu mandato no Conselho de Ética.

O senador José Serra (SP), ex-ministro das Relações Exteriores de Temer, também defendeu que o partido permaneces­se aliado ao governo, por enquanto, para ajudar o Planalto a aprovar as reformas da Previdênci­a e trabalhist­a. Serra pediu que o PSDB levasse em consideraç­ão a crise econômica e defendeu a saída definitiva de Aécio da presidênci­a do partido.

Na defesa do desembarqu­e, o senador Ricardo Ferraço (ES) foi um dos mais incisivos. Ele defendeu a entrega dos cargos no governo por conta das “denúncias devastador­as” contra a gestão Temer. “Vou defender que o PSDB entregue os cargos, mas continue apoiando as reformas”, disse.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Senador Tasso Jereissati abre a reunião: tucanos ficam no aguardo
DIVULGAÇÃO Senador Tasso Jereissati abre a reunião: tucanos ficam no aguardo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil