O Dia

Bike Rio vai modernizar todas as 2.600 bicicletas disponívei­s na cidade.

Após enxurrada de reclamaçõe­s, bicicletas e estações serão substituíd­as. Sistemava i aceitar dinheiro e Bilhete Único

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br executiva

OBike Rio, que completa seisa no sem 2017, vai passar por uma recauchuta­gem. Todas as 2.600 bicicletas e 260 estações serão substituíd­as por tecnologia­s mais modernas. Além de cartão de crédito pelo aplicativo, osistemap assará aac ei tardinheir­o e até o Bilhete Único Carioca. O serviço era alvo de reclamaçõe­s frequentes devido a problemas operaciona­is, como O

DIA mostrou em maio. As mudanças serão implantada­s

“Se ficar um período sem sol, as duas baterias garantem que a estação não fique offline” LUCIANA NICOLA,

pela tembici., que adquiriu a Samba Transporte­s Sustentáve­is no mês passadoe passou a operar o sistema de compartilh­amento de bikes patrocinad­o pelo Itaú.

As novas estações serão abastecida­s por painéis solares que garantem autos suficiênci­a energética e são preparadas para eventual us ode bicicletas elétricas futurament­e.As estações terão um quiosque par apagamento digital, de uso mais didático, com comunicaçã­o sem fio que agiliza a transmissã­o de dados.

“Passamos por problemas de as estações ficarem offline porque tinham apenas uma bateria. O novo sistema tem vida útil muito maior porque possui duas baterias. S epas sarpo rum período que não tenha sol( para o abastecime­nto solar), as duas baterias garantem que a estação não fique offline ”, diz a superinten­dente de Relações Governamen­tais e Institucio­nais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola.

As ‘laranjinha­s’ serão presas em bases flexíveis individuai­s (‘docks’), e não mais em estruturas fixas, permitindo que o usuário encaixe a bicicleta por baixo, sem ter de levantá-la. “Com o dock independen­te, podemos otimizar o uso da estação, colocando quantasbik­es forem necessária­s em cada região ”, destaca.

Será possível fazer o empréstimo utilizando o cartão bancário e haverá pontos de venda de passes em dinheiro, onde o usuário poderá obter cartão específico para usar o Bike Rio. Assim, não será mais preciso ter cartã ode crédito. A tecnologia possibilit­a o acesso com Bilhete Único Carioca, mas ainda não há detalhes de co moserá essa integração. O ciclista também poderá fazer o pagamento e desbloquea­r a bike com código gerado pelo aplicativo.

As bicicletas serão mais leves e ergonômica­s, terão cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão, pneus com lados reflexivos e aro 24, cobre-correntes que protege a roupa, banco confortáve­l, refletores frontais e traseiros, dispositiv­o de trava com sistema antifurto, marchas com três velocidade­s e freadas mais seguras.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Estações terão quiosque com interface de pagamento digital, abastecime­nto por painéis solares e layout que não gera poluição visual
DIVULGAÇÃO Estações terão quiosque com interface de pagamento digital, abastecime­nto por painéis solares e layout que não gera poluição visual
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil