O Dia

MAIS SAÚDE COM MENOS SAL E AÇÚCAR O advogado Marcelo Campos de Oliveira, 45 anos, perdeu 32 kg após mudar os hábitos alimentare­s e iniciar rotina de exercícios. Endocrinol­ogistas orientam sobre as melhores opções de dieta.

- ROSAYNE MACEDO rosayne.macedo@odia.com.br

P. 19

Aglicose passava de 400, os triglicerí­deos já batiam 600 e a pressão chegava a 17 por 10. Em 2014, o advogado Marcelo Campos de Oliveira anos recebeu o diagnóstic­o de uma síndrome metabólica. Dali em diante, decidiu mudar. Modificou hábitos alimentare­s, ganhou energia para praticar atividades físicas e, de quebra, perdeu 32 quilos. Aos 45 anos, ele correu os 42 km da última maratona no Rio e hoje coleciona medalhas de várias outras corridas. “Cortei totalmente o açúcar, só usava adoçante. Depois até o adoçante cortei, inclusive na limonada suíça. Consegui limpar o meu paladar e comecei a apreciar o sabor dos alimentos que não têm açúcar nem sal. Todas as taxas estabiliza­ram”, conta, orgulhoso, o morador de Irajá.

O alto consumo de sódio é um problema de saúde pública. Tanto que o governo resolveu intervir e cobrar da indústria alimentíci­a a redução gradativa do sal nos produtos. Desde 2011 já foram retiradas 17 mil toneladas de sódio dos alimentos. A meta é baixar ainda mais até 2020. Já no segundo semestre, o vilão da vez a ser atacado é outro “veneno branco”: o açúcar. Na mira, produtos lácteos, bebidas adoçadas, biscoitos, bolos e achocolata­dos.

O bancário Flávio Marsillac, de 52, hipertenso desde os 23, também apostou em moderar o consumo de sal na dieta, entre várias outras mudanças acompanhad­as por uma nutricioni­sta. Para temperar a salada, prefere aceto balsâmico, azeite e limão. Para adoçar, açúcar artesanal. Em oito meses, já perdeu sete quilos. “Hoje consigo subir uma escada tranquilam­ente, coisa que antes era impossível”, afirma.

Ivan Ferraz, da Sociedade Brasileira de Endocrinol­ogia e Metabologi­a (SBEM), afirma que a ingestão excessiva de sódio pode causar hipertensã­o arterial, insuficiên­cia cardíaca, edema agudo de pulmão, além de AVC. “Com relação ao açúcar, os principais vilões são a obesidade e o diabetes”, destaca.

Quem consome muito sal tem o paladar desvirtuad­o. Às vezes por puro hábito de salgar ou adoçar sem provar Márcia Daskal, nutricioni­sta

 ??  ??
 ?? MAÍRA COELHO ?? Hipertenso desde os 23 anos, Flávio trocou o sal por azeite, limão, aceto balsâmico e ervas
MAÍRA COELHO Hipertenso desde os 23 anos, Flávio trocou o sal por azeite, limão, aceto balsâmico e ervas
 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? CAMPEÃO. Há três anos Marcelo pesava 120 quilos e tudo era excesso. Cortou sal, açúcar e passou a correr. Hoje, coleciona medalhas
ESTEFAN RADOVICZ CAMPEÃO. Há três anos Marcelo pesava 120 quilos e tudo era excesso. Cortou sal, açúcar e passou a correr. Hoje, coleciona medalhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil