O Dia

Alerj vai debater penúria na polícia

Série do DIA sobre dificuldad­es na operação com a crise ajuda a pautar audiência pública esta semana

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

Na quinta-feira será realizada audiência pública na Comissão de Segurança da Alerj para debater os dados apresentad­os na primeira parte da série do DIA ‘Rio Sem Polícia’, que, no decorrer da semana, mostrou como a crise financeira tem atingido a Polícia Militar. Promotores e a cúpula da Segurança serão chamados.

Atualmente, o efetivo da corporação é 60% do considerad­o ideal para realizar um policiamen­to eficiente nas ruas. Além disso, há 4.000 concursado­s aprovados, mas o governo diz que não possui verba para contratá-los. Sem dinheiro em caixa, as viaturas estão com manutenção precária. Quase quatro a cada 10 carros da PM estão ‘baixados’. O DIA mostrou que de, 2.657 carros policiais, 990 encontrava­m-se parados, à espera de reparos, em maio.

Comandante­s recebem ajuda de custo de R$ 1.000 mensais para negociar com oficinas os consertos.

Apesar do investimen­to de R$ 44 bilhões na Secretaria de Segurança desde 2007, mais do que qualquer outra pasta, o arsenal da Polícia Militar encontra-se defasado. Em vistoria recente, o Ministério Público constatou que somente 12 de 39 batalhões possuem armas suficiente­s e prontas para uso.

Além disso, 22 unidades dependem de doações como legumes, frutas e vassouras. Na próxima semana, O DIA pretende abordar os problemas humanos e técnicos nas delegacias da Polícia Civil.

 ?? MAÍRA COELHO/20.06.2017 ?? Série do DIA mostrou que quase metade da frota da PM está parada
MAÍRA COELHO/20.06.2017 Série do DIA mostrou que quase metade da frota da PM está parada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil