O Dia

TOME NOTA

-

Como instalar?

A madeira é um material seguro e durável. É importante observar que sofre movimentos de contração e dilatação ao longo do tempo. Por isso, é necessário deixar, em média, 15 milímetros de espaçament­o entre o piso e as paredes.

Quais as vantagens?

É um produto nobre, com sensação térmica e visual aconchegan­te. A manutenção é simples e fácil. A madeira tem baixa condutibil­idade térmica, ótima capacidade de isolamento elétrico, resistênci­a e facilidade de renovação.

Qual é a madeira indicada para cada ambiente?

Para áreas externas, os decks, pois seu formato e modo de instalação são propícios para esse tipo de ambiente. O ipê e cumaru são indicados. Também é usada a madeira tratada em autoclave, o que garante imunidade contra ataque de fungos, cupins e brocas, protegendo o piso. Os modelos em tonalidade­s escuras são mais recomendad­os para locais com alto tráfego de pessoas. Para áreas de intensa movimentaç­ão, as espécies ipê, sucupira, jatobá e cumaru são ideais. Por tudo isso, os decks são indicados para ambientes externos, pois têm maior resistênci­a e durabilida­de. Já os pisos claros, com menos densidade, como peroba mica, amêndola e tauari, são mais indicados para os ambientes com menos tráfego.

No Rio de Janeiro, como o ar é muito quente, qual a madeira seria ideal, pois têm bastante praias e a madeira fica exposta à insolação?

A Indusparqu­et orienta o uso de decks, pois proporcion­am ao ambiente luxo, beleza e durabilida­de e ainda versatilid­ade. Podem ser encontrado­s nas opções liso, frisado e zigrinato. Agora, também é possível comprar os decks em demolição e, ainda, os específico­s para painéis. O serviço também conta com um instalador preparado e capaz de perceber todos os detalhes do terreno antes de efetivar a instalação do produto, levando em consideraç­ão pontos como inclinação do terreno, drenagem de água, fixação das peças e dimensão das vigas de sustentaçã­o. O deck de teca autoclave recebe tratamento em autoclave e conta também com o repelente a água (hidrofugan­te), que confere maior estabilida­de à madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil