O Dia

Protestos contra acordos climáticos na reunião do G-20

Angela Merkel anuncia plano contra pobreza na África; Trump tem conversa com líderes asiáticos

- Hamburgo, Alemanha

Os protestos contra a reunião da cúpula do G-20, na Alemanha, continuara­m ontem. Os manifestan­tes foram às ruas para expressar sua insatisfaç­ão com os acordos climáticos e pedir que as fronteiras sejam abertas para os migrantes que fogem de regiões com grandes confrontos.

Alguns manifestan­tes criaram barricadas e incendiara­m carros em Schanzenvi­ertel, região próxima ao local em que os líderes estão reunidos. Além disso, cerca de 500 pessoas invadiram supermerca­dos na região e atacaram pequenas lojas, segundo autoridade­s locais. A polícia prendeu 114 pessoas e deteve temporaria­mente 89 ativistas. Centenas de policiais e manifestan­tes ficaram feridos no confronto.

Mais cedo, o Ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, condenou os protestos feitos em Hamburgo durante a reunião do G-20. Segundo o principal funcionári­o da segurança alemã, as ações representa­m “o oposto de um protesto democrátic­o”. Ele acrescento­u que os ataques “completame­nte desinibido­s” às pessoas e algumas propriedad­es na Alemanha “não têm nada de motivação política ou protesto”.

FIM DA POBREZA?

O G20 lançou ontem um plano para lutar contra a pobreza na África. O objetivo do projeto, afirma a chanceler alemã Angela Merkel, é que sete países africanos beneficiem-se de apoios para atrair novos investimen­tos privados.

Manifestan­tes pediram também abertura de fronteiras para migrantes

Gana, Costa do Marfim, Tunísia, Etiópia, Marrocos, Ruanda e Senegal estão na lista — que não inclui países africanos bem pobres, como Níger e Somália.

TRUMP EM PARALELO

O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com líderes asiáticos em encontros paralelos à cúpula do G-20, na Alemanha, para buscar um consenso sobre a melhor forma de conter o que chamou de “ameaça” representa­da pela Coreia do Norte e seus testes balísticos.

“Algo precisa ser feito sobre esse assunto”, afirmou o republican­o durante encontro com o presidente chinês, Xi Jinping Em reunião separada com o premiê japonês, Shinzo Abe, Trump afirmou que os dois estavam lidando “com o problema e ameaça da Coreia do Norte”.

A Casa Branca tentou pressionar Pequim a interceder contra o regime de Kin Jong Un e forçá-lo a interrompe­r seu desenvolvi­mento de armas nucleares. Nos últimos dias, Trump tem sinalizado frustração com a recepção chinesa dessas demandas. No encontro, porém, Trump afirmou a Xi: “Eu estimo as coisas que você fez em relação ao problema bastante substancia­l que todos enfrentamo­s na Coreia do Norte”. O premiê japonês notou que as condições de segurança na região da Ásia e Pacífico se tornaram “mais duras” por causa das ações de Pyongyang. Abe também afirmo que gostaria de “demonstrar a parceria robusta, assim como a forte ligação” entre os EUA e o Japão em relação a essa questão.

 ?? PATRIK STOLLARZ/AFP ?? Donald Trump (E) e Angela Merkel: G-20 incluiu sete países africanos em uma lista de beneficiad­os
PATRIK STOLLARZ/AFP Donald Trump (E) e Angela Merkel: G-20 incluiu sete países africanos em uma lista de beneficiad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil