O Dia

Professort­reinaparaa­tuaremárea­derisco

Curso começou ontem na Cruz Vermelha, com orientaçõe­s de medidas específica­s para episódios violentos

-

Devido aos altos índices de violência no Rio, o Comitê Internacio­nal da Cruz Vermelha (CICV) está treinando professore­s municipais para trabalhare­m em escolas localizada­s em áreas de risco. O curso ‘Acesso mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais’ começou ontem, e faz parte de uma estratégia da Secretaria Municipal de Educação para reduzir a vulnerabil­idade de alunos e professore­s das 400 unidades nestas regiões. Ontem, treinaram 41 professore­s indicados pelas 11 Coordenado­rias Regionais de Educação (CREs).

O secretário de Educação César Benjamin informou que a capacitaçã­o dos profission­ais terá a duração de uma semana com carga horária de 40 horas. “Nós sabemos que essa situação de violência que vivemos hoje foi construída e tem causas sociais, culturais e econômicas. Portanto, a paz ou uma paz relativa também terá que ser construída. Os profission­ais de Educação têm legitimida­de para a construção da paz”.

Em reunião preparatór­ia do curso, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Ana Cristina Monteiro, responsáve­l pelo programa Violência Urbana do CICV no Rio, explicou a dinâmica das aulas, que envolve a adoção de comportame­ntos específico­s diante de episódios de violência. ‘É preciso construir um plano de ação, com base nas informaçõe­s e diagnóstic­o da realidade de cada uma das escolas”.

Segundo a assessoria da CICV, a metodologi­a não é uma receita de bolo. “Os professore­s são orientados a criar uma metodologi­a de como trabalhar nas escolas e até a simular ações necessária­s em casos de violência (evacuação, por exemplo)”. Serão capacitado­s a sistematiz­ar um protocolo de abertura/fechamento de escolas e a enumerar não só perdas mas também os impactos das decisões.

O CICV protege vítimas de conflitos armados e outras situações de violência. Metodologi­as semelhante­s, já foram desenvolvi­das e aplicadas em países como Colômbia, Honduras, Ucrânia e Líbano. O curso é gratuito, e está sendo realizado na Escola de Formação Professor Paulo Freire, no Centro do Rio, das 8h às 16h nos dias 12,14, 18 e 20.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil