O Dia

Em apenas um dia, pelo menos 11 são baleados

Idosa de 82 anos, mais cinco pessoas ficaram feridas e duas morreram durante ação do Bope na Cidade de Deus. No Méier, três homens foram baleados — um morreu

- PAOLA LUCAS paola.lucas@odia.com.br

Uma ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na manhã de ontem, na Cidade de Deus, Zona Oeste, além de causar pânico aos moradores deixou seis pessoas feridas e duas mortas. Uma das vítimas baleadas, a idosa Elydia Roberta de Ramos, 82 anos, foi atingida no tórax e está em estado grave. Desesperad­o, Carlos Alberto, seu filho, chegou a pedir ajuda pelo Facebook ao ver a mãe atingida.

Assim como os outros feridos, Elydia foi encaminhad­a ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Os mortos foram identifica­dos como Igor Batista dos Santos, de 27 anos, e Sandro Heleno Souza dos Santos, de 30.

Carlos Alberto conta que viu PMs próximos ao local onde sua mãe foi baleada, e acredita que os tiros tenham partido dos policiais.

Segundo a PM a operação visava checar denúncia sobre o esconderij­o de armas e das lideranças do tráfico de drogas local. Três pessoas foram presas. Um fuzil 5,56, duas pistolas e drogas foram apreendido­s.

Robson Rodrigues é pesquisado­r da Uerj e analisa a violência no Rio. Para ele a ação foi equivocada. “Eles (Secretaria de Segurança Pública) anunciaria­m uma revisão de protocolos para entrar em comunidade­s, mas estamos diante de uma incoerênci­a. Com o estado em crise é preciso mais ações coordenada­s para não haver prejuízos, inclusive quanto à segurança do próprio policial”, pontuou.

Além da idosa, cinco feridos foram identifica­dos no hospital: Nicolas Gomes de Oliveira, 19 anos; Renan dos Santos, 23 anos; um jovem de 17 anos; Vinícius Conceição dos Santos (sem idade); e Sebastião Soares de Melo, 63 anos.

TIROS NO MÉIER

Na mesma madrugada, na região do Méier, um caminhonei­ro de 41 anos foi baleado na perna ao ser abordado por dois bandidos por volta das 5h. Ele dirigia um caminhão de cargas nas imediações do Complexo do Lins. O motorista foi levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier, onde foi atendido e teve alta.

Após o roubo, policiais avistaram o caminhão sendo levado pelos bandidos em direção à comunidade do Gambá. Segundo a PM, os policiais foram atacados pelos bandidos e houve troca de tiros por cerca de 10 minutos. Os bandidos fugiram e o caminhão e a carga foram recuperado­s.

À tarde, na comunidade Barro Preto, no Méier, policiais foram abordados ao fazer a ronda e entraram em confronto com bandidos. De acordo com os policiais, ao cessar fogo foi encontrado um corpo, ainda não identifica­do e com ele uma mochila contendo uma pistola 9mm, 326 pedras crack, 34 trouxinhas de maconha, 80 pinos de cocaína, 34 papelotes de cocaína e 28 de ecstasy.

No mesmo confronto outra pessoa foi baleada e a polícia recebeu a informação de que um homem baleado dera entrada no Hospital Salgado Filho. Ainda não há confirmaçõ­es de relação entre os casos. A ocorrência está sendo investifad­a pela Delegacia de Homicídios.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Parente e amigos em busca de informaçõe­s sobre feridos em hospital
DANIEL CASTELO BRANCO Parente e amigos em busca de informaçõe­s sobre feridos em hospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil