O Dia

INTERDITAD­O

Baderna em São Januário após o clássico de sábado leva a Justiça Desportiva a fechar o estádio antes mesmo de o caso ser julgado.

-

Dois dias após ser palco de cenas de barbárie ao fim do clássico entre Flamengo e Vasco, o Estádio de São Januário foi interdita- do pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que aca- tou pedido da promotoria. O despacho foi assinado por Paulo Salomão Filho, presi- dente em exercício do STJD. Ontem, o Vasco entrou com um recurso para que a deci- são seja reconsider­ada.

A punição máxima para o clube no caso pode chegar a R$ 350 mil de multa e 25 jo- gos de perda de mando de campo, somando todas as pe- nas previstas no Código Brasi- leiro de Justiça Desportiva. No domingo, São Januário re- ceberia a partida contra o Santos pelo Brasileiro.

Em nota em seu site oficial, o STJD justificou que a procu- radoria entendeu que o clube cruzmaltin­o “foi permissivo ou tomou medidas insuficien­tes na fiscalizaç­ão e na repressão do grupo de torcedores infratores e, com isso, assumiu o risco de que praticasse­m atos pelo qual o Vasco é objetivame­nte responsáve­l na forma do artigo 213 e seus incisos I, II e III, parágrafo 1º do CBJD pelas cenas de desordens de elevada gravidade, arremesso de objetos e bombas e pela tentativa de invasão de campo”.

Antes de a decisão do STJD ser anunciada, a CBF já havia se posicionad­o em seu site oficial, consideran­do “os distúrbios graves e o espetáculo de violência propiciado­s pela tor- cida do Vasco”. Em nota assi- nada pelo presidente Marco Polo del Nero, a entidade proi- biu o Estádio de São Januário de receber público, afirmando que não estava permitida “sob nenhuma hipótese, a pre- sença de torcedores na referida praça esportiva”.

A CBF explicou ainda que a punição deveria ser cumprida até a decisão da Justiça Desportiva, que optou pela interdição do estádio. Já o Mi- nistério Público entrou on- tem com um pedido no Juiza- do do Torcedor para que São Januário fosse interditad­o.

Na quinta-feira, o Vasco passará por julgamento no Pleno do STJD, por causa de confusões em São Januário na derrota por 5 a 2 para o Co- rinthians, em jogo no dia 7 de junho. Em primeira instân- cia, o clube foi absolvido.

Na quinta, o Vasco será julgado pelo Pleno do STJD por causa de confusões em São Januário no jogo com o Corinthian­s ‘Não vamos nos submeter a julgamento­s precipitad­os sem a devida apuração. O clube vai usar todos os seus recursos’ EURICO MIRANDA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil