O Dia

Maia quer votar na quarta

Denúncia contra Temer vai a plenário em 2 de agosto, mas quórum não é garantido

-

Opresident­e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEMRJ), garantiu, ontem, em São Paulo, que haverá quórum para votar na quarta feira a denúncia contra o presidente Michel Temer.

Maia havia afirmado antes do recesso parlamenta­r que só irá colocar em votação a denúncia com o quórum de 342 deputados, temeroso de poss[ iveis contestaçõ­es legais. O deputado disse que o Congresso não pode postergar a votação, sob o risco de manter o país paralisado. “Nosso papel é votar. Não votar é manter o país parado neste momento ainda de muitas dificuldad­es”, disse, ao reagir a relatos de que o Planalto poderia reconsider­ar a estratégia de pôr a votação da denúncia na próxima semana.

Deputados governista­s dizem que é papel da oposição levar ao plenário os deputados necessário­s para aprovar a denúncia (342). A oposição — que não tem muitas esperanças de conseguir os votos necessário­s — só pretende marcar presença caso o quórum mínimo seja alcançado na sessão. “Não podemos deixar o paciente no centro cirúrgico com a barriga aberta”, disse Maia.

Para o presidente da Câmara, haverá 480 presentes no dia da sessão. “A gente precisa encerrar a denúncia e voltar para a agenda de reformas”, resumiu.

Na véspera, Maia (DEMRJ) participou de um jantar no Palácio do Jaburu que se transformo­u numa espécie de celebração dos parlamenta­res aliados do governo do cenário favorável para Temer no Congresso, apesar dos recordes de impopulari­dade.

No jantar, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) disse que Temer estava “alegre e descontraí­do” e que o governo está confiante de que a oposição não vai ter os 342 votos para aprovar o seguimento da investigaç­ão aberta pela Procurador­ia-Geral da República contra o presidente por corrupção. "Temos motivos para estarmos felizes diante da certeza que temos na nossa vitória, do soterramen­to dessa denúncia nefasta".

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL ?? Maia não pretende deixar o ‘paciente’ (Temer) ‘com a barriga aberta’
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Maia não pretende deixar o ‘paciente’ (Temer) ‘com a barriga aberta’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil