O Dia

COMO ERGUER UM PAR REDÃO NO FLA

Entre lasers e sensores no treino, preparador Leandro Franco aprimora forçça, reflexo e coordenaçã­o motora do goleiro Diego Alves

- Estagiário Yuri Eiras sob a supervisão de Flávio Almeida

Otreinamen­to particular de Diego Alves pare- ce ficção científica. São exercícios com lasers, sensores e barreiras que impedem sua visão, cercado por uma equipe destinada a aperfeiçoa­r cada caracterís­ti- ca de um bom goleiro: força, reflexo, coordenaçã­o motora. O preparador Leandro Franco é um dos responsáve­is pelo sucesso do novo camisa 1 rubro-negro, que estreia amanhã, contra o Corinthian­s, no Itaquerão.

Última esperança na montagem do time para o resto do ano, Diego Alves chega em um momento crucial no Flamengo. O time vive um problema crônico no gol, acentuado pelas falhas de Muralha no meio da semana, contra o Santos. O antigo titular teve uma queda brusca de produção, e o jovem Thiago, de apenas 21 anos, ainda não passa segurança.

ALGOZ DE CRISTIANO RONALDO

Ao lado de Diego em sua bri- lhante passagem pelo Valen- cia, da Espanha, Leandro Franco também é solicitado por alguns dos principais bra- sileiros da posição, como Weverton, do Atlético-PR, e Rafael, do Napoli, da Itália. O trabalho começou na comissão técnica do ex-jogador Roberto Carlos, que foi para o Real Madrid e não pôde levar seus auxiliares. Leandro, então, passou a fazer treinos personaliz­ados com goleiros, muitos deles atuam na Europa.

Ele garante que Diego é capaz de solucionar os problemas do Flamengo e garantir uma vaga na Copa do Mundo: “É uma posição que toma decisões o tempo todo, em frações de segundos, e Diego é bom nisso. O treinament­o faz com que ele pense rapidament­e e reaja de forma ainda mais veloz, procurando acertar os movimentos.”

Diego Alves ficou conhecido na Espanha como um exímio pegador de pênaltis. Em sua passagem pelo país, foram 25 defesas em 52 penalidade­s, e o astro Cristiano Ronaldo foi uma de suas principais vítimas: Diego agarrou três de quatro cobranças.

“O treinament­o com laser ajuda (na defesa de pênaltis). Direciono um laser na parede e o goleiro precisa apontar. Exercita muito a velocidade de reação”, diz Leandro.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ?? Diego Alves e o preparador Leandro Franco, um dos responsáve­is pelo sucesso do goleiro
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM Diego Alves e o preparador Leandro Franco, um dos responsáve­is pelo sucesso do goleiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil